Neste sábado, 20 de maio, das 13h às 19h acontece a 6ª edição do Mercado Preto - Oja Dudù, uma organização voluntária e autônoma do povo preto paraibano que se dá por meio do princípio da economia cooperativa. O evento vai ocorrer na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Paraíba, que fica no imóvel nº 2, Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no bairro do Varadouro na Capital.
Esta ano o tema será "Matriarcado Africano" e traz o foco das mulheres protagonistas em cultura, gastronomia e empreendedorismo. Em sua 6ª edição, o Mercado Preto contará com uma feira de economia cooperativa, atividades gastronômicas e culturais, oficinas, laboratórios e um espaço erê.
"Sobre o tema, o mês de maio é um mês das mães do ocidente, um mês para estimular o consumo, mas que nos seja um momento para pensar nas nossas vidas, mães pretas, mulheres pretas e, sobretudo, na mãe de todas nós, a mãe Afrika", explica a organização.
SOBRE O MERCADO PRETO
O Mercado Preto está alicerçado na ética UBUNTU - "eu sou porque somos", e trabalha o reconhecimento dos povos, suas culturas e origens.
"Estaremos no Centro, um cenário que é o coração da Capital e das manifestações culturais do nosso povo. O Mercado Preto promove esse reconhecimento enquanto povo buscando um retorno à nossa origem Afrika, que será alcançado pela ascensão de todos juntes, estimulando trocas, fomentando cultura, ritmos, experiências, habilidades e buscando honrar nossos antepassados com nossa ciência, arte, pesquisa, trabalho", afirmam as organizadoras/es.
Edição: Cida Alves