O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (18) reajuste para os professores prestadores de serviço. O aumento, de 80,02%, deverá ser pago a partir do mês de julho. Segundo o governador, a iniciativa pretende corrigir distorções e equiparar os salários entre professores efetivos e prestadores de serviço.
Referente ao período de 2019 a 2023, os professores efetivos obtiveram um aumento de 80,02% no salário, enquanto os professores contratados como prestadores de serviço tiveram aumento apenas na variação do salário mínimo.
O estado conta com 7.739 contratados como ‘prestadores professores’, segundo dados da plataforma Sagres do mês de fevereiro.
Sobre o piso do magistério, Felipe Baunilha, do SINTEP - PB
adianta: “Nós já temos uma ação que cobre o piso salarial do magistério para prestadores, mas esta ação ainda está em tramitação”.
Alfabetiza Mais Paraíba
O governador João Azevêdo também lançou, nesta quinta-feira (18), o programa Alfabetiza Mais Paraíba. O programa faz parte doo Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pelo Regime de Colaboração com os Municípios, e conta com investimetos de cerca de R$ 23 milhões.
Com o objetivo de combater o analfabetismo e potencializar a alfabetização na idade certa, o programa oferece recursos inovadores e estratégias eficazes de ensino, visando garantir a alfabetização plena de todos os paraibanos.
Por meio de cooperação com os Municípios e de parcerias com escolas, comunidades e instituições, o Alfabetiza + Paraíba promoverá capacitação para professores e materiais didáticos modernos, com técnicas e estratégias pedagógicas, para potencializar o ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Edição: Cida Alves