Os Conselhos Deliberativos da Universidade Federal da Paraíba - Consuni, Consepe e Conselho Curador - decidiram em reunião realizada no início dessa semana que o atual reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, tem um prazo de 10 dias para apresentar defesa em relação às denúncias elaboradas no dossiê entregue aos conselhos pelo Comitê em Defesa da Autonomia Universitária.
No último dia 16 de maio a reunião do 'Conselhão' da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terminou sem uma decisão definitiva quanto à destituição do atual reitor e vice-reitora da instituição, Valdiney Gouveia e Liana Filgueira. Durante a reunião, foi apreciado o dossiê elaborado pelo Comitê em Defesa da Autonomia da UFPB, que apresentava uma série de motivos da má gestão do atual reitorado. No entanto, uma polêmica permeou o momento pois quem estava presidindo a reunião era justamente umas das partes envolvidas no processo e diretamente interessada, a atual vice-reitora, a professora Liana Filgueira. Essa situação gerou protestos por parte da comunidade acadêmica presente e a reunião foi adiada para essa última segunda (29).
:: Conselhão da UFPB conclui reunião sem definição sobre destituição de reitores
DOSSIÊ E NOVA REUNIÃO
O dossiê que trata da destituição de Valdiney e Liana é dividido em cinco eixos:
1) a repressão e a censura no ambiente acadêmico;
2) o ataque a entidades representativas e movimentos democráticos;
3) o descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores;
4) a gestão da universidade subordinada ao alinhamento ideológico à extrema-direita;
5) a usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores da Instituição.
Essa última reunião da segunda (29) não contou com a presença dos representantes da Reitoria, por alegação de problemas de saúde da vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira. Em substituição, assumiu a presidência o professor decano da UFPB, Zaqueu Ernesto da Silva, que nomeou o professor Jailson José Gomes da Rocha, presidente do Fórum de Diretores de Centro da UFPB, como relator do processo; José Neto, até então o relator do processo e atual coordenador da Secretaria de Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB- SODS, não compareceu.
Concluindo o debate e apreciações, o relator estipulou um prazo de 10 dias para que a Reitoria apresente defesa em relação às denúncias elaboradas no dossiê e apresentadas pelo Comitê - formado por representantes dos técnico-administrativos, docentes e estudantes da UFPB.
A decisão sob a destituição dos reitores pode ser anunciada na próxima reunião dos Conselhos Deliberativos que ficou marcada para o dia 14 de junho.
Edição: Cida Alves