Paraíba

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governador e ministro Wellington Dias assinam TAC do Programa de Aquisição de alimentos -PAA

Assinaram também Protocolos de Intenções para a implementação de políticas públicas contra a fome para usuários do Cad

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: SECOM/PB

O Governador João Azevêdo e o ministro  Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome assinaram, na manhã desta segunda-feira (26), na capital, um Termo de Compromisso para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Também foram assinados protocolos de Intenções para a implementação de políticas públicas contra a fome e para a inclusão socioeconômica da população em situação de vulnerabilidade inserida no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).


Reprodução / Foto: BdF/PB

O objetivo é de que, por meio da oferta de oportunidades provenientes dessas parcerias, mais de 710 mil famílias atualmente atendidas pelo  Programa Bolsa Família (PBF) no estado tenham a alternativa de iniciarem sua trajetória profissional.


Reprodução / Foto: BdF/PB

Adriana Araujo, da Coopac (Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú Paraibano) e do MST destaca a importância da ação para os produtores locais.

“O Programa do Leite é muito importante para os produtores rurais, inclusive a cooperativa Coopac, onde hoje temos 79 cooperados que tem a produção de leite de caprinos que vem para o PAA Leite do governo do estado, onde essa venda do PAA Leite vem mudando a qualidade de vida dos caprinocultores, tendo em vista que antes eles só tinham uma renda, que era o Bolsa Família, e hoje eles tiram uma renda bruta de quase  R$ 4 mil por mês. Então, por causa do leite, vem incentivando o homem do campo para avançar a cada dia nessa questão da produção e na comercialização dos seus produtos”, omenta ela.

Adriana também destacou a negligência do ex-presidente Bolsonaro para com o povo do campo :”O governo federal não injetou recursos para o PAA Leite e, com isso, o governo do estado da Paraíba deu incentivo para os caprinocultores da Paraíba para continuar o programa do leite. O Governo do Estado injetou recurso e garantiu de fato que a venda do produto do leite foi feito aqui no estado da Paraíba, o programa não parou porque o Governo da Paraíba teve esse compromisso”.

::PRODUÇÃO CAMPONESA | MST inaugura sua primeira fábrica de laticínios na Paraíba - 
A Nutrilê (Unidade de Beneficiamento do Leite) nasceu em 2022, através do Assentamento Che Guevara e da COOPAC

Recentemente foi inaugurada no município o de Casserengue a NUTRILÊ - primeira agroindústria de laticínios do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra da Paraíba. Resultado do esforço coletivo no campo e da luta pela reforma agrária popular. A conquista foi fruto do trabalho realizado na Associação dos Agricultores e Agricultoras do Assentamento Ernesto Che Guevara e da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú Paraibano (COOPAC). 


Reprodução / Foto: BdF/PB

“Essa conquista foi muito importante para os assentamento da Reforma Agrária da Paraíba, para  produtores rurais não só de assentamento de reforma agrária mas também produtores que não estão ligados a assentamentos e que hoje também fazem parte da Cooperativa e tem a sua venda certa através da Coopac e dos programas sociais”, arremata ela.

 

 

 

 

 

Edição: Cida Alves