Nesta quarta-feira (28), trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana de Campina Grande realizaram uma assembleia no Parque do Povo, onde acontece o Maior São João do Mundo, para manifestar e denunciar as condições de trabalho dos garis da cidade. A categoria teve apoio da direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab), a qual afirma que "o tratamento com os garis é desumano". Ao longo desse mês, a classe vem organizando manifestações e denunciando que seus direitos básicos estão sendo negados.
Durante o momento, a categoria usou camisetas e cartazes que pediam que o prefeito Bruno Cunha Lima respeitasse os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana. No espaço das festividades juninas, os profissionais reivindicaram melhorias no refeitório e nos banheiros que, de acordo com eles, "se encontram em condições insalubres há anos"; além do fornecimento do material de trabalho, como vassouras, pás, carroças. "Nós não vamos parar na luta, precisamos chegar aos nossos objetivos que é conquistar os direitos básicos e valores ao nosso trabalho", afirmou Joffson Evangelista, representante dos garis de Campina Grande.
DENÚNCIAS
O Presidente do Sintab, Franklyn Ikaz, criticou a postura da gestão, que segundo ele, trata os garis como invisíveis. "Isso não é justo com esses profissionais que zelam pela limpeza da cidade e ficam aqui expostos ao lixo", disse Franklyn
Os garis ainda mostraram, através de vídeos divulgados nas redes sociais, os banheiros que eles utilizam para higiene básica que não possuem portas, tampas dos vasos e muito menos descargas. A parte do chuveiro, onde os profissionais usam para banhos pós dia de serviço, também estão em péssimas condições. Nas redes sociais do Sintab, a categoria mostrou a diferença entre os banheiros dos servidores da limpeza e da área VIP.
"Nosso espaço fica ao lado da área VIP, onde os banheiros são limpos e organizados, e nós, servidores públicos, que estamos aqui auxiliando no maior São João do Mundo, temos que nos virar daquela forma, com banheiros quebrados, sem portas, sem descarga, estamos sendo abandonados pela gestão de Bruno", afirmou Joffson Evangelista.
A Prefeitura de CG agendou uma reunião ainda nesta quarta (28) com a categoria e a direção do Sintab, onde estará presente o secretário Geraldo Nobre. Na pauta, irão dialogar e propor melhorias nas condições de trabalho desses profissionais, principalmente durante os festejos juninos na cidade.
Edição: Cida Alves