Na noite dessa quinta-feira (29), considerado o dia de São Pedro, Santanna - O Cantador, se apresentou no palco principal do Parque do Povo, em Campina Grande (PB). O artista iniciou o show com uma homenagem ao cantor paraibano, Flávio José, que teve o tempo de show reduzido pela organização do evento no último dia 2 de junho.
O show de Santanna foi marcado por muito forró pé de serra, recitação de poesia e valorização da cultura nordestina. Com a bandeira da Paraíba estampada no telão do Parque do Povo, o cantor emocionado, disse: "Isso é sentimento de nação! Eu até posso ir embora da minha terra, mas minha terra não vai embora de mim. Eu sou muito honrado de ser nordestino", bradou enxugando as lagrimas.
Em outro momento, o artista desceu do palco e ficou junto aos fãs cantando a música "Lembrança de um beijo", interagindo com todos os forrozeiros ali presentes. Santanna também fez críticas a postura da organização pelo que ocorreu com Flávio José e reafirmou, assim como outros artistas nordestinos que passaram pelo Parque do Povo, que "o forró precisa prevalecer nas festas juninas".
:: OPINIÃO| Flávio José, forró e resistência no São João de Campina Grande
"Nós somos isso aqui, quando começamos a imitar outra cultura não vamos passar de imitadores ruins. Essa festa de São João se tornou grande porque é diferente, pois quando você é diferente é rapidamente notado. Isso é um presente que nossos antepassados nos deixaram, vamos cuidar com carinho. Não tenho nada contra artista nenhum, mas cabe aos gestores cuidar da nossa cultura popular; imagina na sua festa de aniversário você não apagar a vela do bolo? Na minha casa, convidado é convidado. Na hora do meu aniversário, a vela vai estar acesa e quem vai apagar a vela e cantar os parabéns sou eu”, desabafou Santanna.
O poeta e cantor ainda continuou, "Vocês estando aqui em massa para meu show, cantando e vibrando com nossa cultura, nos dá o aval - para mim e para Flávio José - que estamos no caminho certo, que nossa cultura ainda está viva", pontuou.
Santanna cantou diversos sucessos como "Ana Maria", "Vontade", "Jardim dos Animais". Também trouxe canções de Flávio José, Accioly Neto e um momento junino típico com músicas quadrilheiras que fez vibrar todo o espaço.
O Cantador se despediu ao som de "Paraíba Joia Rara", composição de Ton Oliveira, que em 2017 se tornou patrimônio imaterial do estado.
Edição: Cida Alves