Neste domingo (9), a partir das 9h30, acontece a 6ª edição do We Are Hip Hop Potiguara no Campus IV da UFPB, na cidade de Rio Tinto (PB), local que também sediou as últimas edições - 2018, 2019 e 2022.
O evento é realizado pela Crew Clan Potiguara, um grupo de pessoas que moram na Vila Regina, bairro da cidade de Rio Tinto e buscam divulgar a cultura do Hip Hop no local. Também participam da organização moradores da Aldeia Potiguara de Rio Tinto.
"Algumas pessoas do nosso grupo tiveram a ideia de colocar esse nome, que em português significa 'Nós Somos Hip Hop Potiguara', primeiro porque alguns de nossos integrantes são pessoas indígenas Potiguara e também porque nosso bairro fica na Vila Regina, onde também estão os Povos Potiguaras de Rio Tinto", explica Aleff, um dos organizadores do evento.
SOBRE O EVENTO
Realizado anualmente, o evento teve sua primeira edição em 2016, na Vila Regina/Rio Tinto, visando colaborar com a cultura Hip Hop no Vale do Mamanguape e Região Metropolitana de João Pessoa. É considerado o evento de breaking mais importante da região e tem como principal objetivo colocar a cidade de Rio Tinto no calendário nacional da modalidade.
A Cultural Hip Hop passou a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba através de uma lei 12.579/2023 sancionada em março deste ano e de autoria da deputada Estela Bezerra (PT). Além disso, a modalidade fará parte das Olimpíadas de Paris, em 2024.
EDIÇÕES ANTERIORES
Nas últimas cinco edições, o evento contou com a presença de competidores/atletas de vários estados: Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Paraíba; além de alguns países como Colômbia, Noruega e Chile. O evento conta com competições de dança, workshop/minicursos, palestras e batalhas de rima. Este ano, a competição contará com 32 duplas na principal categoria do evento - dois versos dois - além de modalidades como Top Rock, Footwork, Open Styles e Batalhas de MC’s.
Para mais informações acesse as redes sociais do evento We Are Hip Hop Potiguara
Edição: Cida Alves