O Grupo Teatral Boiuna Luna, projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza processo de seleção para 10 atores e atrizes extensionistas.
A oficina de seleção ocorrerá nos dias 25 e 27 de julho, sempre das 18h30 às 21h30. Serão selecionados estudantes do curso de Teatro ou membros da comunidade, para ampliar o elenco do espetáculo Bella, e expandir os estudos com base nos autores Jacques Lecoq, Byung-Chul Han, Howard Gardner, entre outros.
São requisitos para participar da seleção ter disponibilidade para trabalhar às terças e quintas-feiras, entre 18h30 e 21h30; ter condições físicas para exercícios de força e flexibilidade; ter interesse e evitar faltas e atrasos; realizar o uso de roupas adequadas para exercícios físicos durante os ensaios.
As inscrições para a oficina de seleção de atores e atrizes extensionistas para o Grupo Teatral Boiuna Luna estão abertas até 24 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos , o SigEventos.
SOBRE O ESPETÁCULO BELLA
Uma boneca gigante ganha vida ao ser animada por 11 atores para apresentar ao público pensamentos que incomodam a personagem enquanto ela reflete sozinha sobre a necessidade e a importância da “Beleza”. O espetáculo Bella, mesmo nome da personagem pensativa, é um monólogo feito a 22 mãos.
A personagem Bella é uma boneca muito grande, de aproximadamente 3 metros de altura, que representa uma mulher de meia idade. Os 11 atores que manipulam a boneca se revezam ao longo do espetáculo em uma técnica do Teatro de Animação conhecida por “Manipulação Direta”, na qual o ator/animador fica visível para o espectador, e diferentemente de outras técnicas, não se veste com o boneco, nem manipula por meio de fios ou varas.
A dramaturgia do espetáculo Bella é de Osvaldo Anzolin, professor do DAC e coordenador do projeto de extensão do grupo teatral. Segundo ele, o espetáculo de animação é baseado nos livros “A Salvação do Belo”, do filósofo Byung-Chul Han, e “O Verdadeiro, o Belo e o Bom Redefinidos”, de Howard Gardner.
HISTÓRIA DO BOIUNA LUNA
O Grupo Teatral Boiúna Luna estreou em 2010 com o espetáculo Macunaíma, projeto que durou alguns anos. Depois vieram vários outros espetáculos e experimentos cênicos, sempre utilizando expedientes do Teatro de Animação. Mais informações sobre o grupo e o espetáculo podem ser acessadas no Perfil de Instagram @boiunalunateatro.
Com Ascom/UFPB*
Edição: Polyanna Gomes