Neste domingo (23) acontece a 6ª Edição do Uyelê Oriki das Pretas: Carolina Maria de Jesus. O evento será realizado no Café da Usina Cultural Energisa, a partir das 16h.
O Uyelê das Pretas é um convite à celebração das artes das mulheres negras engajadas e, este ano, está sendo organizado pela Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, Movimento de Mulheres Negras Paraíba, Slam Parahyba, Editora Triluna e pela produtora cultural feminista Torre das Bruxas, em parceria com diferentes movimentos e coletivos de mulheres negras, que pautam as questões de gênero, raça, classe e sexualidades.
Várias artistas e ativistas culturais e de diversos movimentos estão confirmadas, dentre elas, Norma Góes, Helayne Cristine, Suênia Amani, Jeovania P. dentre outras. Para acessar a programação e a line up completa, clique aqui na página do evento no Instagram.
Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e o Dia Nacional de Tereza de Benguela
Desde 2018, estes movimentos aquilombam-se no mês alusivo ao 25 de Julho para celebrar o Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, propondo uma agenda comum de Luta Antirracista, pela vida e pelo bem viver.
A agenda 25J Paraíba é composta por vários outros eventos e, na Paraíba, é um movimento que surgiu em 2015 com a construção da Marcha das Mulheres Negras.
“A própria palavra Oríkì, em yorubá, significa: "louvar, saudar, evocar". Os Oríkì's são palavras ou frases portadoras de Axé (força), por isso, este é um encontro que se propõe a juntar aquilo que não deveria jamais ter sido separado: a luta, as manifestações artístico-culturais e a sua celebração”, comenta a organização do evento.
Edição: Polyanna Gomes