A Feira Preta Adajo Aworan Pb, acontece neste domingo (30) no Espaço Cultural, encerrando a agenda do Julho das Pretas, organizada pelo Movimento de Mulheres Negras na Paraíba (MMNPB), dentro da Jornada 25 de Julho, evento alusivo ao Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe.
A Feira étnica começa às 15h, na praça central do Espaço Cultural. Tem como atrações culturais a cantora negra Mebiah, com o show de músicas autorais (18H) e a dançarina afro Adelyah Gomes, com a dança Omi Ara, (16h), que, com certeza, não deixará ninguém parado com seus tambores esfuziantes.
A jornalista e artesã, Fátima Sousa, da Comissão Organizadora da Feira étnica, convida a população para o evento, lembrando que é uma feira diferenciada, que além do estímulo à tenda e ao consumo, a Adajo Aworan, que significa feira preta em Yorubá, é um reforço na luta antirrasista. "Na busca da valorizacao da arte negra, em todas as suas modalidades, com destaque ao afroempreendedorismo e sustentabilidade artistica do povo negro", destaca a ativista negra.
Ela acrescenta que, a todo instante, o movimento de mulheres negras busca criar mecanismos de conscientização, inclusão e enfrentamento ao racismo. "Um mal que, infelizmente, tem crescido sistematicamente no nosso pais", denuncia Fatima Mana.
Feira Preta - A Feira Preta Adajo Aworan Pb, abre ao público às 15h, gratuitamente. Serão 25 expositores nas modalidades: artesanato étnico negro, vestuario, maquiagem, trançados e penteados afros.
Edição: Cida Alves