Neste sábado, 5 de agosto, aniversário de 438 anos da Capital Paraibana a Fundação Espaço Cultural realiza um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que tem Santanna, o Cantador, como convidado especial.
As apresentações iniciam às 20h, na Praça do Povo, mas antes, a partir das 18h, tem início a Feirinha Cultural, com artesanato, brechó, gastronomia e variedades.
A primeira atração será a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que terá a participação das cantoras Helayne Cristini, Bella Raiane e Maria Kamila. Em seguida, será a vez do concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Santanna, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. A noite será encerrada com o DJ Furmiga Dub, com sua rabeca e seu set repleto de influências da cultura popular.
A entrada é gratuita, mas as pessoas interessadas em ver de perto essa homenagem à capital podem participar da campanha em benefício de instituições carentes levando 1kg de alimento não perecível.
SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA
Orquestra Sinfônica da Paraíba / Divulgação - Paraíba Criativa
A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) é uma orquestra brasileira fundada pelo Professor Afonso Pereira da Silva em 4 de novembro de 1945. Seu surgimento se deve a uma iniciativa da Sociedade de Cultura da Paraíba além de uma parceria posterior com o governo estadual e com a Universidade Federal da Paraíba o que possibilitou à orquestra a alcançar a profissionalização.
A orquestra tem uma estrutura composta por vários corpos artísticos: Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica Jovem, Camerata Juvenil e Orquestra Infantil, além de 3 corais e uma oficina para formação de luthier.
Sua primeira apresentação oficial ocorreu no dia 29 de maio de 1946 sob a regência do maestro Francisco Picado. Teve como regentes titulares: Carlos Veiga, Jose Alberto Kaplan e Eleazar de Carvalho entre outros. Seu regente titular atual é o maestro paraibano Luiz Carlos Durier.
Eleazar de Carvalho, Miguel Angel Gilard, Isaac Karabtchevsky, John Neschling, Cláudio Santoro e Roberto Tibiriçá são alguns dos maestros que já regeram a Orquestra Sinfônica da Paraíba como regentes convidados.
Edição: Polyanna Gomes