Nesta quarta-feira (9) a Polícia Federal esteve cumprindo em 10 cidades brasileiras mandados de busca e apreensão com o objetivo de combater organizações criminosas que manipulam resultados dos jogos de futebol. As determinações fazem parte da segunda fase da Operação Jogada Ensaiada da PF; aqui na Paraíba, a operação foi realizada na cidade de Campina Grande.
A "Jogada Ensaiada" foi deflagrada em outubro de 2022 e tinha o objetivo de investigar fraudes no futebol do estado de Sergipe, mas com a análise do material apreendido, a PF acabou descobrindo esquemas em âmbito nacional.
De acordo com a Polícia Federal, foram identificados diversos diálogos com participação de empresários de jogadores de futebol, apostadores e dirigentes onde combinavam manipulação de resultados das partidas de futebol para lucrarem em sites de apostas. Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de campeonatos estaduais e campeonatos brasileiros das séries D e C.
Em Campina Grande, durante as buscas, um dos alvos da operação acabou jogando seus telefones pela janela, mas os policiais conseguiram pegar. A companheira dele ainda tentou acessar suas contas através de outro telefone, mas foi interceptada.
Além de Campina Grande (PB) foram realizadas busca e apreensão em Aracaju (SE), Araguaina(TO), Assu (RN), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Igarassu (PE), Rio de Janeiro (RJ), e Sumaré (SP).
Edição: Polyanna Gomes