A Casa de Cultura Vó Mera, importante centro cultural paraibano conhecido por abrigar e promover a cultura popular, através o coco de roda e a ciranda, foi vítima de um assalto. A mestra cirandeira Vó Mera utilizou as suas redes sociais para compartilhar a notícia do incidente.
De acordo com a mensagem, os criminosos invadiram a sua Casa de Cultura e levaram diversos itens, incluindo um botijão de gás, mesa de som, panelas e outros objetos. A residência da Casa de Cultura, localizada no bairro do Varjão, em João Pessoa, foi deixada em completa desordem pelos assaltantes.
Vó Mera é uma importante figura na cena cultural do estado. Com 88 anos de idade, é natural de Alagoinha, ela vem, ao longo da sua trajetória, brincando o coco de roda e a ciranda, duas manifestações culturais tradicionais da Paraíba. Ela lançou seu primeiro CD, intitulado "Vó Mera e Suas Netinhas", em 2008.
A cirandeira já se apresentou em diversos estados do Brasil e foi reconhecida por sua contribuiçãocultural com o título de "Mestra das Artes" em junho de 2018, através dapela Lei Estadual nº 7.694/2004, também conhecida como "Lei Canhoto da Paraíba".
Para minimizar os prejuízos causados pelo assalto, Vó Mera pede uma colaboração financeira do público, e compartilhou uma chave PIX (83986528373 - Domerina Nicolau da Silva), possibilitando que as pessoas interessadas contribuam para auxiliar na recuperação dos itens roubados e na restauração do espaço.
Edição: Cida Alves