Paraíba

Coluna

Sindicatos paraibanos participam do 14° CECUT-PB neste final de semana, entre 25 e 27 de agosto, em Carapibus - Conde

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - Card: Reprodução
"Estaremos discutindo a redemocratização do nosso país e o fortalecimento do salário mínimo"

Sindicatos de toda a Paraíba estarão participando, neste final de semana, entre 25 e 27 de agosto, do 14º CECUT-PB (Congresso Estadual da CUT) em Carapibus, distrito de Conde-PB. O evento irá reunir delegados eleitos por seus sindicatos para debater, entre outras pautas, a valorização dos servidores e serviços públicos, estratégias de luta contra a privatização das estatais, fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, defesa do direito água e políticas públicas de saneamento básico, retomada da industrialização, regulação do mercado para os trabalhadores e trabalhadoras por aplicativos, trabalho híbrido, revisão da política ambiental e a democratização da comunicação, além de acontecer a eleição da nova diretoria no último dia do evento. O Encontro está sendo realizado em todos os estados do país e serve de preparação o 14º CONCUT que marca o aniversário de 40 anos da maior central sindical da América Latina.

"Estaremos discutindo a redemocratização do nosso país, o fortalecimento da política de valorização do salário mínimo, o fortalecimento da democracia e, também, o financiamento sindical. Contamos com a participação de todos os delegados e delegadas dos sindicato para que pareçam dessa pessoa e precisamos fortalecer o movimento o nosso país e o movimento sindical", declara Tião José, presidente da CUT-PB.

Germana Vasconcelos, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Bayeux (Sintramb-PB) destaca a defesa dos direitos da classe trabalhadora: "O 14° CECUT será mais um Congresso de extrema relevância para o fortalecimento do movimento sindical, ao mesmo tempo em que comemoramos os 40 anos da trajetória  de luta da CUT em defesa da classe trabalhadora e da democracia. Nesse congresso estarão reunidos centenas de delegados de vários ramos dos sindicatos cutistas que planejarão além das metas e estratégias do plano de luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia, a ampliação e garantia de novos direitos para os trabalhadores e para a sociedade".

​​​​​​​“Serão três dias de muitos debates, mesas, oficinas e atividades culturais, um ambiente de trabalho para discutir a conjuntura e repensar as nossas jornadas de luta, uma ótima prévia para o CONCUT, onde celebraremos os 40 anos de luta e resistência da Central Única dos Trabalhadores”, afirma Luzenira Linhares, coordenadora do 14º CECUT-PB.

Para Felipe Baunilha,  professor e representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba (SINTEP/PB), o momento é de pensar na reconstrução do país.

"A força dos trabalhadores e trabalhadoras organizada pela CUT foi fundamental para estabelecermos uma retomada democrática no país. Esse primeiro ano de governo Lula mostra que a CUT e demais setores organizados da sociedade civil tinham razão: um governo democrático, que pensa o desenvolvimento do país, melhora a vida da população e garante direitos trabalhistas. O papel do CONCUT e dos CECUTS é organizar a classe trabalhadora para este novo momento do país, debater nossa estratégia  e ampliar nossa atuação. A classe trabalhadora precisa pressionar o governo por reformas populares e ao mesmo tempo combater a ideologia fascista que ainda permeia o país", desta ele.

Homenagens

O Congresso também presta uma homenagem ao ex-presidente da CUT-PB, José Raimundo de Andrade (Dé), além do ex-dirigente da CUT-PB, Emanuel Evaldo de Santana, falecido por consequências da COVID-16, durante a pandemia.

 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

 

 

Edição: Cida Alves