Paraíba

GARANTIA DE DIREITOS

Sindiágua-PB se manifesta após CAGEPA decidir suspender transporte coletivo dos trabalhadores da Capital

Serviço será suspenso no dia 4 de setembro e era disponibilizado há mais de 40 anos em João Pessoa

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Transporte Coletivo de Trabalhadores da CAGEPA será suspenso agora em setembro - Foto: ilustração de ônibus/transporte

O Sindicato dos Trabalhadores/as na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba (SINDIÁGUA-PB) emitiu uma nota onde manifesta sua discordância em relação a medida de suspensão do transporte coletivo de trabalho pela CAGEPA. O serviço é disponibilizado há mais de quarenta anos para trabalhadores da empresa e será suspenso a partir do dia 4 de setembro, segundo foi informado aos trabalhadores. 

Em nota, a diretoria do Sindágua-PB afirma que durante reunião com o setor administrativo e financeiro, levantaram "inúmeras preocupações e incertezas" dos trabalhadores sobre o desligamento desse serviço de transporte. Ao diretor Jorge Gurgel, o Sindiágua pontuou que "essa decisão impactará significativamente a rotina de diversos trabalhadores/as, gerando preocupações e incertezas, uma vez que, o transporte coletivo de trabalho é um serviço de cunho social e não puramente financeiro". 

O sindicato informa que, atualmente, mais de 70 trabalhadores são beneficiados por esse transporte, facilitando o acesso ao local de trabalho e contribuindo para a qualidade de vida dos mesmos que, segundo o sindicato, são pessoas mais antigas na empresa e residem em locais de difícil acesso. Eles ainda ressaltam que "o vale-transporte é respaldado pela Lei Federal nº 7.619, que torna obrigatório o fornecimento desse benefício aos trabalhadores que residem em locais de difícil acesso ou sem linhas regulares de transporte público".

O diretor financeiro, Jorge Gurgel, pontua que "o custo do transporte coletivo de trabalho é superior ao valor destinado ao vale transporte". O sindicato, no entanto, reafirma que "não é só o aspecto financeiro, mas sim a relevância social desse serviço que atende a uma demanda específica da categoria".

O Sindicato ainda está buscando novos diálogos com a Diretoria da CAGEPA para solucionar esse imbróglio. Até então, a suspensão do serviço de transporte coletivo do trabalho continua marcada para o dia 4 de setembro deste ano. O Sindicato já vinha realizando reuniões com a diretoria e também pesquisas com os trabalhadores sobre a importância desse serviço desde o início desse mês. 

"Estamos comprometidos em continuar buscando soluções para preservar esse direito dos trabalhadores e garantir que todas as partes envolvidas sejam ouvidas e consideradas. A luta por benefícios justos e condições dignas de trabalho é uma prioridade para o Sindiágua-PB, e continuaremos trabalhando incansavelmente em prol desse objetivo. Contamos com o apoio e a união de todos os trabalhadores nesse momento desafiador. Juntos, poderemos buscar alternativas que atendam às necessidades de todos", afirmou o Sindicato. 

Confira a nota na íntegra

Edição: Cida Alves