A deputada estadual Cida Ramos (PT) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba para apresentar um plano emergencial voltado ao enfrentamento do feminicídio.
Na Paraíba, tornou-se preocupante a partir da semana passada, o aumento dos casos de feminicídios. Em cinco dias foram registrados seis casos de feminicídio.
A proposta, apresentada pela deputada, obteve o apoio unânime dos demais parlamentares da casa legislativa e foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Adriano Galdino (Republicanos). O documento contém uma série de medidas, como a solicitação de audiências, visitas aos demais poderes, e a criação de um Observatório da Violência, com o intuito de fomentar a união dos poderes públicos com a sociedade civil no combate à violência doméstica.
Presidenta da CPI do Feminicídio na Paraíba, cujo relatório foi entregue em 2022, Cira Ramos destacou na época: "Nosso objetivo com a CPI não foi apenas apontar dados, mas compreender o fenômeno do feminicídio por dentro, suas raízes estruturantes e a forma como ele se capilariza na Paraíba, ceifando a vida de tantas mulheres. Por isso, é também um instrumento que pode subsidiar pesquisadoras e interessadas/os na temática. O relatório da CPI do Feminicídio é uma conquista social, um produto advindo do diálogo realizado entre agentes públicos, movimentos feministas e pesquisadoras que militam em prol da vida das mulheres”.
A deputada enfatizou, hoje, durante seu discurso na ALPB que essa não é uma questão isolada, mas sim uma barbárie social, uma verdadeira epidemia: "Não se trata de um caso isolado, trata-se de uma barbárie social, de uma epidemia social. Algo que está fora do controle, o poder público não pode apenas se limitar a lamentar a morte dessas mulheres. É barbárie! Precisamos reagir.” declarou ela.
Ao longo da sessão ordinária, os demais deputados manifestaram apoio à deputada, parabenizando-a pelo seu engajamento na luta contra essa chaga social que assola o estado da Paraíba.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves