Nesta terça e quarta-feira (17 e 18/10), a região da Borborema, incluindo 13 município e comunidades, realizou a Segunda Festa da Colheita das Famílias Guardiãs das Sementes Crioulas - Sementes da Paixão da Borborema, ressaltando a vital importância da preservação das tradições agrícolas e da promoção da agricultura sustentável.
O evento foi realizado em Remígio, que é um dos 13 municípios que fazem parte do território da Borborema Agroecológica, uma região referência na produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e transgênicos no Brasil. A Feira reuniu estudantes, agricultores familiares e membros da comunidade local. O primeiro dia celebração foi dedicado aos "guardiões de sementes", que são gestores dos bancos comunitários da Borborema Agroecológica, destacando o papel fundamental que desempenham na preservação da diversidade das sementes crioulas. A cerimônia incluiu atividades que ressaltaram a importância de preservar as sementes tradicionais e a sabedoria ancestral da agricultura, com espaço para a troca e venda de sementes.
Nesta quarta (18), a Feira Agroecológica, que foi realizada na rua da prefeitura de Remígio, atraiu participantes de diversas cidades. Uma das atrações foi a presença dos "Ecochefes", especialistas em Ecogastronomia, que prepararam deliciosos pratos à base de ingredientes cultivados localmente, incluindo Plantas Alimentares Não onvencionais, conhecidas como "Pancs". Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar essas iguarias enquanto ouviam palestras informativas sobre a importância da comida saudável e sustentável.
Estandes
A feira contou com várias barracas que ofereciam produtos agroecológicos para venda, além de estandes dedicados a abordar questões como as ameaças ao território, denunciando as indústrias de energia, agrotóxicos e cultivos transgênicos de milho.
Um dos destaques foi um estande que apresentava biofertilizantes desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, em cooperação com agricultores familiares da região. Os biofertilizantes são utilizados no cultivo de batata e erva-doce.
A juventude também teve seu espaço no evento com uma tenda que destacou a atuação e o engajamento dos jovens na promoção da agricultura sustentável e na defesa do território.
Além disso, várias secretarias, incluindo as de agricultura e educação municipais, montaram estandes para compartilhar informações sobre iniciativas e projetos,
Alunos das escolas públicas de Remígio foram visitar a feira, sob a orientação dos professores, permitindo que as futuras gerações se envolvam e aprendam sobre a importância da agricultura sustentável.
Os Ecochefes, atuando na ecogastronomia, destacaram a relevância de uma alimentação que seja boa e justa, tanto para os consumidores quanto para os produtores. Eles demonstraram seu compromisso com alimentos minimamente processados, apenas beneficiados, e apresentaram diversas receitas que utilizam ingredientes locais, como fubá, manteiga da terra e sal saborizado.
O evento não apenas celebrou a riqueza da agricultura local, mas também reforçou a necessidade de adotar práticas sustentáveis que beneficiem a comunidade, o meio ambiente e as futuras gerações, mas também muitas informações e conhecimentos sobre os desafios e conquistas da agricultura familiar agroecológica praticada no território há cerca de 30 anos.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves