Paraíba

LITERATURA PARAIBANA

Professor da UFPB lança nesta quinta (19) livro sobre a luta e resistência dos povos originários na Paraíba Colonial

O livro do prof. Lúcio Flávio Vasconcelos será lançado às 19h no Café da Usina Cultural Energisa, na Capital

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Livro resgata a luta e resistência dos povos originários na Paraíba Colonial - Divulgação

Nesta quinta-feira (19) às 19h, no Café da Usina Cultural Energisa, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Flávio Vasconcelos, lança seu mais novo livro intitulado “Paraíba Colonial: Guerras, Resistência Indígena e Domínio Imperial”. A publicação é da editora paraibana Arribaçã.

O livro busca resgatar a luta de resistência dos povos originários da Paraíba durante o período colonial. Por várias décadas, seus guerreiros lutaram bravamente contra o domínio imperial, aliando-se com franceses, holandeses e, muitas vezes, com os próprios portugueses. O professor conta que a pesquisa para a construção do livro durou três anos e afirma que a Colônia não teria o mesmo desenvolvimento de hoje se não fosse a resistência e luta dos povos originários.

"Os estudos históricos têm demonstrado que, sem a intensa participação dos povos indígenas, explorados maciçamente pelos colonos portugueses, a colônia não teria alcançado seu destaque no cenário internacional, principalmente na produção do açúcar. A historiografia clássica não havia analisado a forte contribuição dos povos originários da Paraíba, constituídos pelos potiguaras e tabajaras (que ocupavam o litoral) e tapuias (que habitavam o Sertão)", disse o escritor.

SOBRE O AUTOR


Lúcio Flávio Vasconcelos / Foto: Arquivo Pessoal

Lúcio Flávio Vasconcelos é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atualmente assume as disciplinas de História da América Latina Colonial e História dos Estados Unidos. Fez Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), Doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP), Mestrado em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP), Especialização em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ – UCAM) e Graduação em História na UFPB O professor ainda é autor de “O Enigma Chavista”, resultado do seu pós-doutorado, realizado na Universidade de Coimbra; e de uma biografia sobre o pintor paraibano Pedro Américo, intitulada "Pedro Américo: As Cores do Brasil Imperial".


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

 

 

Edição: Cida Alves