Paraíba

LUTA E MEMÓRIA

Assembléia Legislativa da Paraíba institui o Dia da Memória Camponesa, dia 02 de abril

A data faz referência a 2 de abril de 1962 quando o líder João Pedro Teixeira foi assassinado pelo latifúndio

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

Foi aprovado hoje (17), na Assembleia Legislativa da Paraíba, o Projeto de Lei 828/2023, de propositura da Deputada Cida Ramos (PT), a partir da solicitação do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, e que tem como objetivo instituir o 02 de abril como o Dia da Memória Camponesa.

A data faz referência a 2 de abril de 1962 quando o líder João Pedro Teixeira foi assassinado covardemente a mando do latifúndio, do Grupo da Várzea.


Comunicação De. Cida Ramos / Card: Reprodução

“Ter o 02 de abril considerado no estado da Paraíba o Dia da Memória Camponesa é o mínimo de Reparação que o estado Brasileiro precisa fazer para reconhecer sua negligência no processo de perseguição, tortura e morte de muitos camponeses/as que lutavam e lutam por seus direitos de sobrevivência, seja por Terra, Território e pela garantia de permanência no campo com qualidade de VIDA!”, escreveu em nota, o @memorial.ligascamponesas.

O Memorial das Ligas e Lutas Camponesas foi criado em 2006 e tem reafirmado diariamente seu compromisso de manter viva a história e a memória desse líder camponês e herói nacional que representou e representa a classe camponesa.

“Reconhecer o dia 2 de abril, que faz memória ao assassinato do líder camponês João Pedro Teixeira para ser o Dia Estadual da Memória Camponesa. Ter esse dia como memória, de forma legal, a memória da classe camponesa faz com que nós da classe camponesa reafirmemos cada vez mais a nossa continuidade na luta que João Pedro, Nego Fuba, Pedro Fazendeiro e Elizabete Teixeira pleitearam, na luta pela melhoria na vida dos camponeses e camponesas. Nós, do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas gostaríamos de afirmar com esse Projeto de Lei   aprovado hoje na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba a nossa continuidade na defesa da memória e na defesa dos direitos da classe camponesa”, comenta Alane Lima, Presidenta do Memorial das Ligas Camponesas, 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves