Paraíba

LIGAS CAMPONESAS

Ação do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas é premiada com nota máxima no edital dos Pontos de Memória

Edital tem como finalidade premiar instituições e coletivos culturais que desenvolvam práticas de museologia social

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Memorial das Ligas Camponesas, no Povoado de Barra de Antas, Sapé/PB. - Foto: Weverton Rodrigues. Acervo: MLLC.

Edital tem como finalidade premiar instituições e coletivos culturais que desenvolvam práticas de excelência em museologia social e processos museais comunitários.

O Memorial das Ligas e Lutas Camponeses  (MLLC) obteve nota máxima no edital dos Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O edital tem como finalidade reconhecer e premiar instituições e coletivos culturais que desenvolvam práticas de excelência em museologia social e processos museais comunitários. Cada instituição foi beneficiada com um prêmio no valor de R$ 40mil (quarenta mil reais).

As ações contribuem para a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio e das referências culturais de grupos, povos e comunidades importantes e representativos da diversidade cultural brasileira.

Para este edital, o MLLC apresentou a ação “As vozes do povo do campo no Memorial das Ligas e Lutas Camponesas”, que constitui um conjunto de atividades e projetos desenvolvidos no período entre 2019 a 2023. 

Dentre elas, destacam-se a elaboração participativa do Plano Museológico, a exposição temporária “Barra de Antas: terra onde luto e danço”, os Atos do 2 de Abril em memória dos Mártires da Luta pela terra, o projeto de história oral para requalificação da exposição de longa duração do Memorial e o desenvolvimento dos cursos de capacitação em história oral e em educação museal.

Para Alane Lima, presidenta do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas da Paraíba, esse conjunto de ações demonstra o potencial do efeito multiplicador das atividades nas comunidades rurais locais, bem como nos coletivos e movimentos sociais com quem o Memorial atua. 

“O nosso projeto foi contemplado com nota máxima pelas ações desenvolvidas de 2019 a 2023, com o Projeto As Vozes do Povo do Campo no Memorial das Ligas e Lutas Camponesas. Além do Memorial também foram contempladas várias instituições no estado da Paraíba no qual a gente reconhece o potencial que o nosso estado tem na área da cultura, da valorização da memória, e no nordeste, nós tivemos todos os pontos de memória, todos os coletivos culturais com nota máxima. Para a gente é uma felicidade mais que dupla ter o nosso lugar de memória como reconhecimento com nota máxima no qual vai valorizar e no qual vai colaborar com a continuidade da nossa ação, e com a continuidade das nossas lutas”, comemora ela.

As ações destacam a relevância da memória dos camponeses e camponesas que historicamente lutam pela reforma agrária, pelo direito de acesso à terra e por justiça social.

A memória da Luta dos povos do campo é memória nacional! E como disse Elizabeth Teixeira em um de seus discursos, “enquanto houver a fome e a miséria atingindo a classe trabalhadora, tem que haver a Luta dos camponeses”!


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves