Nesta terça-feira, 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Campina Grande, através do projeto de lei 54/2023, de autoria da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), concede título de cidadania campinense à professora e militante Socorro Ramalho. A sessão solene para entrega da honraria começa a partir das 19h30.
Filha de Antônio de Sousa Ramalho e Maria Leite Lacerda, Socorro Ramalho nasceu em 27 de setembro de 1959, em Boa Ventura, no sertão paraibano. A militante reside em Campina Grande há cerca de 46 anos, mudando-se para o município aos 15 anos, com o propósito de concluir seu curso pedagógico na Escola Normal Estadual. No mesmo período, também foi estagiária da Prefeitura Municipal de Campina Grande, onde atuou por vários anos como professora.
Formada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Socorro Ramalho também é mestra em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, é professora da rede estadual de ensino da Paraíba.
Atuação política
Iniciou sua militância nos movimentos sociais ainda na universidade, onde foi dirigente estudantil na pastoral universitária; fez parte também do movimento sindical, sendo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab) por mais de 10 anos. Hoje em dia, está à frente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação do Estado da Paraíba (Sintep/PB), além de ser vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/PB).
Socorro Ramalho também realizou atividades na política partidária, na qual foi presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT/CG) por quatro anos, além de ter atuado como chefe de gabinete da ex-prefeita Cozete Barbosa, como assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE), secretária adjunta de educação do município de Campina Grande e gerente da 3ª Região de Ensino do Governo Estadual.
“Socorro Ramalho é uma pessoa bastante conhecida, seja por sua atuação no movimento social e sindical, na educação, na política, nos debates em prol da construção de políticas públicas para a cidade e em tantos outros meios. Nada mais justo que uma figura tão importante para a história de Campina Grande, que tanto contribuiu com o nosso município, possa ser reconhecida como cidadã desta terra. Ficamos felizes em poder, através do nosso mandato, conceder essa homenagem, que com certeza é mais do que merecida”, enfatizou Jô Oliveira.
A sessão é aberta a todas as pessoas interessadas em acompanhar a entrega da homenagem, que também será transmitida através da TV Câmara.
Fonte: Assessoria da vereadora Jô Oliveira.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira