O 1 º Festival Conecta Juventudes, que tem como tema a inclusão e a cultura digital, acontece nos dias 12 a 14 de janeiro, na cidade de Cabaceiras/PB. O evento é organizado pela Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC) e tem como objetivo promover diálogos e trocas de experiências, almejando a construção de políticas públicas direcionadas ao acesso justo às oportunidades advindas das novas tecnologias, como também potencializar as habilidades e aprendizagem artísticas e intelectuais dos/das jovens. O festival vai unir diversas expressões culturais das juventudes paraibanas que fazem partes de diferentes movimentos: estudantis, negros, LGBTQIAPN+, camponeses, quilombolas, culturais, sociais ou sindicais.
A programação terá mesas temáticas, palestras, oficinas, workshops e uma programação de shows com artistas de diversas localidades da Paraíba. O Conecta Juventudes irá abordar estratégias para ocupação das redes, robótica, segurança das redes. Também será realizado exibição de curtas-metragens feitos por jovens da Comunidade Caiana dos Crioulos, da Baía da Traição, do Pedregal, da Comunidade Quilombola Grilo e de Cabaceiras. “A gente já vem se relacionando com as diferentes juventudes em diferentes territórios, a partir da construção de filmes através de oficinas de produção de audiovisual, possibilitando que os jovens que participaram dessas oficinas, decidissem roteiros, fizessem filmagens e se empenhassem nesse processo de entender o universo do audiovisual, tanto na parte da produção quanto da difusão, já que estamos falando de internet”, frisa Joyce Gomes, coordenadora do Conecta Juventudes e integrante da AJURCC.
O Levante Popular da Juventude vai estar presente no festival, com jovens representantes de três cidades: João Pessoa, Campina Grande e Queimadas. Geovanni Carvalho, militante do Levante Paraíba, menciona que o festival defende pautas comuns com o Levante como o acesso da juventude à cultura, ao lazer, à educação, à tecnologia. “Teremos a oportunidade de dialogar com outros jovens e juventudes que compartilham dos mesmos ideais que a gente, que se propõem a construir caminhos melhores para a vida dos nossos jovens, de forma mais justa e igualitária, pensando principalmente que muitos dos jovens brasileiros e paraibanos não possuem acesso a espaços como esses, e ter esse festival sendo realizado no interior aqui do estado, vai ser uma grande oportunidade de diálogo e de conhecimento”, destaca.
Situada no Cariri paraibano, a cidade de Cabaceiras é conhecida como “Roliúde Nordestina” e foi escolhida como uma maneira de descentralizar os festivais que, normalmente, acontecem em João Pessoa ou Campina Grande.
Além da organização realizada pela AJURCC, o Festival Conecta Juventudes é feito com o patrocínio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e apoio da Prefeitura Municipal de Cabaceiras, do Governo do Estado da Paraíba, da Associação para a Promoção da Infância Carente do Mundo Empobrecido (Apimibi) e da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).
A programação das "Noites Culturais" será aberta ao público:
Sexta-feira (12/01), a partir das 21h30 até 00h
Sons do Silêncio, de Cabeceiras/PB;
Capim Açu, de Cabaceiras/PB;
DJ Virgulino, de Campina Grande/PB.
Sábado (13/01), das 20h até 01h
Pife Perfumado, de Monteiro/PB;
JB do Coco, de Campina Grande/PB;
Marquinho da Serrinha, de Pernambuco.
Acompanhe as redes do 1º Festival Conecta Juventudes e saiba a programação completa aqui.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira