Paraíba

PRECARIEDADE

Sem ar-condicionado e ventilador, estudantes da UFPB são obrigados a assistir aula ao ar livre

Estudantes tiveram aula ao ar livre a última segunda-feira (29), primeiro dia de aula do período 2023.2

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução. - Foto: @adufpboficial.

Com o retorno das atividades na UFPB, voltam também os graves problemas de infraestrutura nos campi da UFPB.

Na última segunda-feira (29), primeiro dia de aula do período 2023.2, a situação precária que enfrentam estudantes e professores chamou atenção nas redes sociais. Um vídeo mostrou alunos do turno da noite assistindo aula ao ar livre na Central de Aulas, em João Pessoa. Sem ar-condicionado e ventilador, essa foi a estratégia encontrada pela turma para fugir das altas temperaturas que vêm sendo registradas.

O problema ganhou repercussão na imprensa local e virou matéria na TV Cabo Branco, que noticiou a falta de estrutura nos programas Bom Dia Paraíba e JPB 1ª Edição. Alguns portais de notícias também abordaram o problema. Segundo estudantes entrevistados, uma aluna chegou a desmaiar durante a aula devido ao excesso de calor. Eles explicam que as salas do CA foram adaptadas para receberem ar condicionado, por isso as janelas foram trancadas e não é possível abri-las para amenizar o calor.

A falta de estrutura e a precariedade das condições de trabalho na UFPB já vêm sendo reiteradamente denunciadas pela ADUFPB. Segundo o presidente do sindicato, professor Cristiano Bonneau, além de trabalhar no calor, os professores também precisam lidar com salas superlotadas e até com a insegurança nos campi. Em agosto do ano passado, por exemplo, uma professora foi vítima de sequestro relâmpago dentro do campus I.

Fonte: Ascom ADUFPB.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves