A comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande (PB) vem fazendo apelos nas redes sociais em nome das comunidades que dependem da estrada que liga o município de Alagoa Grande ao Quilombo de Caiana dos Crioulos.
Devido às fortes chuvas de abril, a estrada ficou comprometida, impossibilitando o tráfego normal. Como consequência, a Escola Quilombola Firmo Santino da Silva está sem aulas há oito dias, deixando crianças e jovens sem acesso à educação.
Além disso, atividades importantes para a comunidade, como o turismo rural quilombola, estão paralisadas, impactando a renda das famílias. O acesso comprometido também afeta o escoamento da produção agrícola, causando prejuízos para as famílias que dependem dessa atividade.
“A gente está sem poder desenvolver as nossas atividades. A gente tem um restaurante rural quilombola que tem contribuído muito com o fortalecimento do turismo aqui na região, tem gerado renda mas, infelizmente, a gente está sem poder desenvolver as atividades. Estamos tendo que cancelar a vinda de turistas, a vinda de professores e alunos que tem a nossa comunidade como um espaço onde desenvolvem suas aulas de campo sobre a cultura, sobre a geografia da nossa região”, comenta Nalva, da Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos.
Recentemente, um ônibus de turistas teve que retornar de ré, colocando em risco não só os passageiros, mas também outros veículos que trafegavam na estrada. Professores, alunos e turistas têm enfrentado dificuldades para chegar à comunidade, comprometendo atividades importantes para o desenvolvimento local.
A comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos pede ajuda aos órgãos competentes, como o governo do estado e a prefeitura municipal de Alagoa Grande, para que providências sejam tomadas e a estrada seja reparada o mais rápido possível.
“A pergunta é: Porque ainda temos que continuar passando por isso? Porque? Porque?”
As famílias solicitam apoio dos amigos e da imprensa para divulgar a situação e sensibilizar as autoridades competentes sobre a urgência da situação. A melhoria da estrada não só garantirá o acesso à educação e o escoamento da produção, mas também permitirá o desenvolvimento das atividades turísticas e culturais, fundamentais para a economia local.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves