Paraíba

AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Nova ferramenta desenvolvida pela UFPB promete revolucionar preparação de alunos de escolas públicas para o Enem

Trata-se de um sistema de correção automática de redações, que auxiliará os estudantes na melhoria das redações

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Internet

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram uma nova ferramenta que promete revolucionar a preparação dos alunos da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se de um sistema de correção automática de redações, que auxiliará os estudantes na melhoria de suas habilidades textuais.

Desenvolvida pela equipe do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações (Ladepi) e do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser), ambos vinculados ao Centro de Informática (CI) da UFPB, a ferramenta conta com a coordenação dos professores Alisson Brito e Moisés Santos. Em parceria com a empresa Estudoplay, responsável pela plataforma de mesmo nome que fornece material de apoio aos estudantes, a ferramenta será disponibilizada gratuitamente para os alunos da rede pública de ensino.

Segundo Alisson Brito, a ferramenta começou a ser disponibilizada neste mês de abril para os alunos da rede pública de Minas Gerais, em uma parceria com o governo do estado. Cerca de 185 mil alunos da rede estadual serão beneficiados inicialmente. A equipe também está em negociação com outros estados para ampliar o alcance da ferramenta.

O aplicativo utiliza uma inteligência artificial generativa moderna, com modelos de linguagem de grande escala (LLM), alimentada com uma vasta gama de textos exemplares corrigidos com base nos critérios utilizados no Enem. Isso permite que os estudantes tenham uma ideia de como suas redações seriam corrigidas pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ferramenta será disponibilizada gratuitamente para os alunos da rede pública de ensino

A ferramenta não apenas corrige as redações, mas também oferece sugestões personalizadas para cada estudante, com base em seus pontos fortes e fracos na escrita. Segundo Alisson Brito, a ferramenta atua como um tutor, auxiliando os estudantes a se prepararem para as redações do Enem, como se tivessem um professor de redação à disposição para ajudá-los a praticar.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves