Paraíba

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Festival Internacional de Cinema de João Pessoa movimenta a capital paraibana até 1º de junho

Os ingressos são gratuitos; o evento conta com a exibição de 42 filmes paraibanos, nacionais e internacionais

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Abertura do FestincineJP, que aconteceu nesse domingo (27), no Centerplex, localizado no Mag Shopping, em João Pessoa. - Foto: Daniel Silva/PMJP.

A 2ª edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) teve sua estreia na capital paraibana nesse domingo (26). A programação do evento segue até 1º de junho e acontece em diversos pontos da cidade. O evento, que tem entrada gratuita, conta com a exibição de 42 filmes, que incluem curtas e longas-metragens paraibanos, nacionais e internacionais.

Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes de cada sessão, no Centerplex, do Mag Shopping. As salas estão sujeitas à lotação e só será disponibilizado um ingresso por pessoa. O FestincineJP é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Fundação Cultural (Funjope).

Nesta edição, o festival homenageia os trabalhos de Matheus Nachtergaele – a participação do ator ocorreu ontem (26), durante o evento de abertura –, como também as produções do cineasta paraibano Bertrand Lira e do ¡Las Luzineides!, um coletivo de cinema pessoense, que atua desde 1998. 


Ator Matheus Nachtergaele durante a abertura da 2ª edição do FestincineJP. / Foto: Daniel Silva/PMJP.

A 2ª edição do FestinCineJP  traz como tema o Audiovisual: gerador de emprego e renda. “O FestincineJP chega a sua segunda edição para posicionar a capital paraibana na rota de produções cinematográficas nacionais, internacionais, criando oportunidades de negócios, emprego e renda  na nossa cidade”, define o texto de divulgação do evento. 

Conforme o site da Prefeitura de João Pessoa, serão exibidos ainda os filmes, O Tempo e o Vento, do diretor Jayme Monjardim, que é parceiro do Festival desde a sua primeira edição; O seu amor de volta (mesmo que ele não queira), do diretor paraibano Bertrand Lira, e mais oito curtas-metragens produzidos pelo coletivo ¡Las Luzineides!.

Na Usina Cultural Energisa, nesta terça-feira (28), acontece o painel A Contribuição das Mulheres Negras para o Cinema Brasileiro: Antônia Ágape e o Super-8 Paraibano, com a participação de Tatiana Carvalho (APAN), Antônia Ágape e a cineasta Carine Fiúza (Café da Usina). Antônia Ágape é a primeira realizadora negra da Paraíba. 


Clique aqui e saiba a programação completa 2ª edição do FestincineJP

Dados do evento

FestincineJP: Exibição de filmes, mostra competitiva, rodadas de negócios e laboratório de produção executiva
Data: 26/05/2024 a 01/06/2024
Evento: gratuito
Saiba mais: www.festincinejp.com.br

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira