A cidade de João Pessoa amanheceu com muita chuva nesta terça-feira (28). Vários pontos ficaram alagados, com relatos e vídeos de alagamentos de casas, carros sendo cobertos pela água e o trânsito prejudicado. A Comunidade Sonho Verde e Comunidade do Aratu, em Mangabeira, e os bairros da Torre, Esplanada, Geisel, Bancários, Ernâni Sátiro, Oitizeiro, Castelo Branco são alguns dos lugares que registraram alagamentos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em publicação na rede social X, antigo Twitter, João Pessoa, até às 8h desta terça-feira, foi a cidade que registrou maior volume de chuva no país nas últimas 24h, com 107, 4 mm, seguida por Jaguarão (RS) com 95,0 mm. Segundo o INMET, está prevista chuva em João Pessoa até a manhã desta quarta-feira (29).
A população mais pobre é a mais vulnerável e a que sofre com as consequências das chuvas. Por exemplo, na Comunidade Sonho Verde, um vídeo mostra uma casa alagada, onde os moradores tiveram que utilizar tijolos para aumentar o nível dos seus móveis e eletrodomésticos, a fim de evitar a perda dos itens. Outros relatos de moradores e moradoras mostram diversos pontos de alagamentos na comunidade.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) informa que as chuvas ainda continuam intensas no período da tarde. "Nós orientamos à população que ao se deslocar, [é preciso] verificar as condições do seu veículo, estados dos pneus, limpadores, faróis, setas", informa Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob-JP, em vídeo publicado na rede social Instagram. Outras dicas da Semob são: acionar os faróis, reduzir a velocidade, não transitar por áreas alagadas e respeitar as sinalizações.
Em nota, a Semob-JP informou alguns pontos que continuam com acúmulo de água e semáforos que apresentam problemas. Os dados foram atualizados às 12h09.
Confira os pontos que estão, neste momento, com acúmulo de água:
Pontos com acúmulo de água:
- Cel Augusto F. Maia(Viaduto do Cristo)
- Ladeira entre Mangabeira-Valentina
Veja alguns registros em João Pessoa:
Para urgências de trânsito, entre em contato com a Semob-JP através do número 3213-7188 ou pelo WhatsApp 83 9 8760-2134.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Heloisa de Sousa