Paraíba

MOVIMENTO NEGRO

ABNP promove primeira Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais (OBERERI); veja edital e data de inscrição

'Convidamos vocês a embarcarem nessa  jornada rumo ao conhecimento e à valorização da história e cultura africanas'

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

 A Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros e Negras (ABPN) em conjunto com o Consórcio de Neabs, está divulgando a primeira edição da "Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas (OBERERI)". O evento conta com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Antônio Baruty, professor titular do Departamento de Biologia Molecular da UFPB e um dos integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI-UFPB) comenta sobre a importância do evento: "Aqui eu trago uma frase do livro 'Peles Negras, Máscaras Brancas', escrito por Frantz Fanon: 'Se você acredita que o problema não é mais conhecer o mundo, mas transformá-lo, você é uma pessoa que está apta para ombrear, junto com a gente, a primeira OBERERI', ou seja, essa primeira Olimpíada, pois nós acreditamos que um mundo menos desigual passa pela educação, e essa educação não pode mais ser pensada de uma forma ampla sem pensarmos a diversidade. É fundamental que essa educação seja uma educação que inclua a educação étnico-raciais. Então, se você acredita na educação, na diversidade e na inclusão, você é uma pessoa apta, tanto para contribuir na divulgação deste edital, quanto, sendo você um docente, ele ou ela, de uma escola, a se organizar internamente junto com outros professores e professoras de onde você trabalha e enviar uma proposta de trabalho para essa primeira Olimpíada. Contamos com a sua presença", conclui ele.

Com o intuito de promover o conhecimento, a reflexão e o debate sobre questões étnico-raciais no Brasil, a Olimpíada foca na valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. O evento é direcionado às escolas públicas de todo o país, e as inscrições podem ser feitas exclusivamente através do site até o dia 15 de junho de 2024.

Queridos educadores, alunos, pais e mães, convidamos vocês a embarcarem em uma emocionante jornada rumo ao conhecimento e à valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena através da Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (OBERERI)! - site oficial

A competição acadêmica visa fomentar o conhecimento e a circulação da diversidade de tradições culturais, histórias e saberes das comunidades tradicionais e dos povos originários. Além disso, busca incentivar os estudantes a aprenderem uns com os outros, desenvolvendo empatia e compreensão.

O projeto é conduzido pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que buscam ampliar o alcance da competição através de parcerias com instituições e personalidades interessadas nas temáticas abordadas pela Olimpíada. A divulgação e promoção do evento são realizadas por meio de redes sociais e mídias digitais, visando aumentar sua visibilidade e envolver a comunidade acadêmica e as escolas.

A OBERERI é uma iniciativa destinada a promover a valorização e aprofundamento do conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira, contribuindo para a compreensão das relações étnico-raciais no Brasil, conforme previsto nas Leis 10.639/03 e 11.645/08. As equipes participantes devem ser compostas por até 10 estudantes pertencentes ao mesmo ano e nível de escolaridade, acompanhados por um professor de sua unidade escolar. A diversidade é um princípio fundamental na composição das equipes, incluindo pessoas de diferentes gêneros, raças e etnias, assim como estudantes com necessidades especiais.

Não será permitida a participação de estudantes que já finalizaram o Ensino Médio, nem de cursinhos pré-universitários ou instituições privadas, estatais ou filantrópicas, exceto se também forem alunos regulares de escolas públicas. Para efetivar a inscrição, os alunos devem ser registrados pela instituição de ensino em que cursam o ensino regular.

O evento dispõe sobre o regulamento que tem como público-alvo escolas públicas de todo o país. Para participar é necessário fazer as inscrições via formulário exclusivamente por meio do site, até o dia 15/06/2024.

Para mais informações os interessados devem acessar o site do evento.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Cida Alves