O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) intensificou suas ações, no início de junho, com o lançamento da Campanha 2024 de Combate à Exploração do Trabalho Infantil durante as festas juninas. Em consonância com o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado neste 12 de junho, a iniciativa visa destacar e combater a prática nociva, especialmente durante as celebrações juninas.
Uma das ações foi o lançamento do cordel da poeta campinense Anne Karolynne, que destaca a invisibilidade do trabalho infantil de maneira poética e reflexiva. O material gráfico foi lançado na Vila Sítio São João, em evento que contou com a participação dos foliões e autoridades.
O Procurador-Chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley, destaca o espaço e visibilidade do São João de Campina Grande no contexto da campanha.
“A campanha de combate ao trabalho infantil no São João é uma das mais importantes e maiores do Ministério Público da Paraíba. Esse ano, temos como tema a invisibilidade do trabalho das crianças, ou seja, precisamos quebrar o paradigma de que seria normal encontrarmos crianças e adolescentes trabalhando nas ruas. Aproveitamos esse momento de muita visibilidade, de uma festa que é para milhares de pessoas, para tratarmos junto à sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil e a importância de preservarmos os direitos das crianças e adolescentes, principalmente no que diz respeito à educação, saúde e lazer", enfatiza o procurador.
Para amplificar a mensagem, o MPT-PB divulgou um vídeo com animação narrando o Cordel, disponível em sua página oficial no Instagram.
Além disso, cartazes contendo versos do Cordel foram produzidos e afixados em barracas do Parque do Povo, no Distrito de Galante e em outros pontos do "Maior São João do Mundo", reforçando a importância da conscientização e prevenção do trabalho infantil.
A campanha também incluiu diversas atividades educativas, realizadas no período de 28 de maio a 13 de julho, em Campina Grande, visando sensibilizar a população e promover uma cultura de repúdio ao trabalho infantil. O slogan "#ChegaDeTrabalhoInfantil!" foi o mote central das ações, enfatizando a necessidade de erradicar essa prática prejudicial à infância e ao desenvolvimento saudável das crianças.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves