'A ver estrelas'*. É assim que o público, fãs, amigos e familiares sentem a partida do querido multiartista teatral, Vladimir Santiago da Silva.
Nascido no Recife (PE), em 2 de setembro de 1976, Vlad faleceu subitamente, por causas naturais, em sua casa, no bairro José Américo, em João Pessoa, nesta quarta-feira (26).
O velório ocorrerá no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, a partir das 14h desta quinta (27), onde serão rendidas homenagens ao artista até às 17h30. De lá, segue para a Funerária Rosa de Saron, onde permanecerá até seguir para o sepultamento, previsto para as 11h da manhã desta sexta (28), no Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.
Natural de Recife, Vlad residia em João Pessoa há mais de 27 anos, onde deixou um legado significativo na cena artística local. Ele era conhecido por seu trabalho como encenador, termo que utilizava para descrever sua direção na Cia de Artes Saltimbancos, fundada por ele e amigos do curso de teatro da UFPB, em 2014.
Dedicou-se ao teatro infanto-juvenil, criando espetáculos que, apesar de ludicidade infantil, abordavam temas relevantes para o público adulto, como "A Revolta dos Bichos", "O Gigante Mundo dos Sonhos" e "A Cor Crissirc". Recentemente, estava trabalhando em seu primeiro projeto voltado para o público adulto, intitulado "A Luz de Marlene", sobre a vida de uma travesti na década de 1980.
Além de seu trabalho na Cia de Artes Saltimbancos, Vladimir também atuava em festas infantis e eventos temáticos como o palhaço Brigadeiro e o Papai Noel. Ele era membro da Cia Mutuca de Circo e Teatro e do Grupo Experimental Cena Aberta (GECA), e fazia parte da equipe de direção teatral da Quadrilha Junina Lageiro Seco, onde preparava os atores e também participava das cenas.
Ele também participou de todas as edições da Paixão de Cristo da Prefeitura de João Pessoa, e foi premiado como melhor diretor com o espetáculo "A Revolta dos Bichos" no IV CajazeirAto em 2022.
"Como um verdadeiro amante das artes, acreditava que, apesar das dificuldades, a vida de artista era sempre seguir em frente. Seu lema, "Já deu tudo certo, minha velha", reflete a esperança e a vontade de viver a arte que ele deixou como legado", descreve Neiry Karla, atriz e amiga de Vlad.
Sua trajetória no teatro incentivou a participação e a construção colaborativa nos trabalhos que dirigia, sempre apoiando novos atores e provocando reflexões através de temas sociais importantes.
"Vlad Santiago será lembrado por sua generosidade, amizade e contribuição inestimável para a cultura e a arte"
Veja as diversas produções artísticas das quais Vlad Santiago participou ao longo da carreira:
*'A ver estrelas' é uma peça teatral da qual Vlad participou em 2003, na III Mostra de Teatro Infantil no Ednaldo Egypto.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves