Na próxima quarta-feira (14), acontecerá o evento de lançamento na Paraíba da publicação Conflitos no Campo Brasil 2023. O evento ocorrerá no auditório 412 do CCHLA, no Campus I da UFPB, a partir das 8h. O levantamento, que está na sua 38ª edição, foi elaborado pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, da Comissão Pastoral da Terra (Cedoc/CPT). O relatório traz um balanço dos dados da violência ligada a questões agrárias no país ao longo de 2023.
Desta vez, a CPT tem como parceiros, na organização do lançamento, o Observatório Interdisciplinar e Assessoria em Conflitos (OBUNTU/UFPB) e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB). O lançamento contará com a participação de autoridades, representantes de movimentos sociais e camponeses.
Segundo o levantamento feito pela CPT, em 2023 foram registrados 2.203 conflitos, sendo o maior registro de violações no campo no Brasil desde 1985, ano da primeira publicação do relatório. Nessas violações, mais de 950 mil pessoas e cerca de 59,4 milhões de hectares de terras estiveram envolvidos em disputas.
: Brasil pede perdão por morte de paraibano, militante da CPT, em julgamento na Corte Interamericana :
De acordo ainda com o levantamento, o número de conflitos no campo em 2023 é maior 7,46% do que o registrado em 2022. A maioria dos conflitos registrados foi pela terra (1.724), seguidos de ocorrências de trabalho escravo rural (251), conflitos pela água (225) e outros (3).
Na Paraíba, em 2023, foram registrados 21 conflitos pela terra, envolvendo 1.459 famílias; 8 ocorrências de trabalho escravo rural, com um total de 62 resgatados; e 1 conflito por água. Totalizando, no estado, 30 conflitos, envolvendo 5.914 pessoas.
Leia: Operação resgata 17 trabalhadores em condições análogas a escravidão, em pedreiras, na Paraíba
“A Comissão Pastoral da Terra documenta conflitos que são interpretados como ações de resistência e enfrentamento em diversos contextos sociais rurais. Esses conflitos envolvem a luta por terra, água, direitos e meios de trabalho ou produção. As violações ocorrem entre classes sociais, entre trabalhadores ou devido à ausência ou má gestão de políticas públicas. O caderno é referência para a documentação de conflitos ocorridos no campo, sendo o principal documento de sistematização para denúncias e pesquisas que tratam sobre conflitos no campo no Brasil desde 1985”, salienta, em nota, o OBUNTU, parceria neste evento de lançamento.
Programação
A programação do evento terá uma mística de abertura e será composta por duas mesas. A primeira será formada por autoridades, parceiros e representantes de outros movimentos sociais. A segunda contará com a presença da coordenadora da CPT, Cecília Gomes, do professor doutor Hugo Belarmino de Morais, além de um representante camponês ou camponesa paraibana.
“É de extrema importância que toda a comunidade paraibana participe das discussões e reflexões que serão debatidas no lançamento”, convida a organização do evento.
Baixe o levantamento Conflitos no Campo Brasil 2023.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira