O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) realiza, de 15 a 17 de agosto, o I Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O evento será realizado no Teatro Sesc Centro de Cultura, Arte e Esporte da Fecomércio, em João Pessoa, a partir das 8h.
Palestrantes das áreas de restauro, arquitetura, urbanismo, oficinas, relatos de casos positivos e apresentações culturais estão pautados para os três dias de debates. A Orquestra do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes) fará a abertura do evento durante a acolhida ao público. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 pelo Sympla aqui.
Entre os nomes convidados estão a arquiteta e urbanista Iana Ludermir Bernardino (UFPE); Juvandi de Sousa (arqueólogo/UEPB); Estácio Fernandes (museólogo e restaurador/Salvador); Pérside Omena, Piedade Farias e Luis Carlos Kherle (restauradores); Edvaldo da Cunha Lira (historiador); Carlos Azevedo (antropólogo); Aldo Bonametti (CEO/SP); Marcílio Toscano (Procurador Geral do Ministério Público de Contas/PB); Ana Paula Vilaça (arquiteta/UFPE); Renata Gadelha (arquiteta); Giovani da Silva Barcelos (Iphan); Marcondes Menezes (padre e arquiteto); Amaro Muniz (arquiteto); Suenne Barros (engenheira civil/Semhab); Ícaro Franco (arquiteto/Semhab), Alisson e Raquel Holanda (empresários).
As temáticas abordam temas como "Mercadão Centro São Paulo", "O Direito e o Patrimônio Histórico-Cultural", "Urbanismo em Áreas Centrais", "Restauração dos azulejos do Palácio da Redenção do Governo da Paraíba", "Educação Patrimonial", "Como intervir no Centro Histórico de João Pessoa utilizando o incentivo ao Patrimônio Histórico/ICMS Cultural", "Revitalização do Complexo Arquitetônico do Centro Cultural São Francisco", "Pensar o Patrimônio: o Legado Preservacionista da Memória do Centro Histórico", entre outros.
Além das palestras, o Encontro contará com exposições de casos de sucesso, experiências "CasaCor", oficinas de capoeira e desenho urbano, experiências do ReCentro e Prefeitura de Recife; debate com "Periferia Viva na Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim, Centro Histórico de João Pessoa" e várias apresentações culturais.
O último dia (17) está reservado para um passeio histórico com visita guiada pela cidade alta e baixa do Centro Histórico de João Pessoa, além de almoço e vivência na comunidade ribeirinha do Porto do Capim e passeio gratuito de canoa pelo Rio Sanhauá com vagas para 40 pessoas.
PROGRAMAÇÃO
15 de Agosto (quinta-feira) - Teatro do Sesc Centro de Cultura, Arte e Esporte - Fecomércio/Sesc Paraíba
Manhã
- 8h-8h30: Acolhida - Orquestra Prima
- 9h50-10h20: Apresentação Cultural - Grupo Cumadre Florzinha
- 10h10: Palestra “Mercadão Centro São Paulo” - CEO Aldo Bonametti
- 10h50: Café da Feira do Centro - Intervalo
- 11h20: Experiência CasaCor Pernambuco no Centro Histórico do Recife (Isabela Coutinho e Gabriela Coutinho)
- 11h40: "O Direito e o Patrimônio Histórico-Cultural" – Procurador Dr. Marcílio Toscano Franca Filho (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) e Prof.ª Dra. Mirella Braga (Centro Universitário de João Pessoa – Unipê)
- 12h20: "Urbanismo em Áreas Centrais" – Profª. Dra. Arquiteta e Urbanista Iana Ludermir Bernardino (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
- 13h: Almoço - Intervalo
Oficinas
- 9h30-11h20: Oficina de “Conservação e Restauração” - Restauradores Maria Piedade e Luis Carlos Kherle (Iphaep)
- 9h-12h: Oficina de Capoeira com Mestra Malu (Fecomércio), vagas para 20 pessoas
- 9h-12h: Oficina de Capoeira com César Tatu (Vagas para 20 pessoas), na Praça Anthenor Navarro
- 11h20-12h20: Oficina de “Princípios e Estratégias do Processo de Construção de Marca Territorial” – Renata Gadelha (Arquiteta, Urbanista e Especialista em Comunicação e Imagem)
Tarde
- 14h-14h30: Apresentação Cultural - Trio Forró Encabulado
- 14h-16h: Palestra "O Restauro dos Azulejos do Convento de São Francisco", de Salvador/BA, com o museólogo e restaurador Estácio Fernandes, no Fecomércio (auditório)
- 14h30: Palestra sobre o Resgate do Centro Histórico do Recife - Recentro (Prefeitura do Município do Recife) – Ana Paula Vilaça (auditório Fecomércio)
- 15h10: Palestra “Periferia Viva na Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim, Centro Histórico de João Pessoa” - Associação de Mulheres do Porto do Capim
- 15h40: Palestra “Como Intervir nas Áreas Protegidas pelo Iphaep na Paraíba” - Arquitetos Iphaep
- 16h20: Café de Feira do Centro – Intervalo
- 16h40: Palestra “Patrimônio Arqueológico e Paleontológico da Paraíba” - Prof. Juvandi de Sousa Santos
16 de Agosto (sexta-feira) - Auditório Fecomércio/Sesc Paraíba
Manhã
- 9h30: Palestra "Pensar o Patrimônio: O Legado Preservacionista da Memória do Centro Histórico" – Sociólogo Carlos Azevedo (Iphaep)
- Palestra "Educação Patrimonial" – Historiador Edvaldo da Cunha Lira (Iphaep)
- 10h10: Café de Feira do Centro - Intervalo
- 10h30: Marca do Lugar: Como Transformar um Lugar em uma Marca Reconhecida – Renata Gadelha (Arquiteta, Urbanista e Especialista em Comunicação e Imagem)
- 11h10: "Projeto Participativo: Uma Experiência na Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim" – Arquiteto Giovani da Silva Barcelos (Iphan)
- 11h50: "Revitalização do Complexo Arquitetônico do Centro Cultural São Francisco" – Pe. Arquiteto Marcondes Menezes (Diretor do Centro Cultural São Francisco)
- 12h30: "Como Intervir no Centro Histórico de João Pessoa, Utilizando o Incentivo ao Patrimônio Histórico - ICMS Cultural"
- 13h: Almoço - Intervalo
Tarde
- 14h: Apresentação Cultural - Samba de Nosso Terreiro
- 14h20: Palestra "Caso Positivo - Palácio da Redenção / Museu da História da Paraíba e Nova Câmara de Vereadores de João Pessoa" - Prof. Arquiteto Amaro Muniz
- 15h: Palestra "Caso Positivo - Prédio Nações Unidas e IPASE" – Engenheira Civil Suenne Barros (Secretaria de Habitação do Município de João Pessoa) e Arquiteto Ícaro Franco
- 15h30: Palestra com Empresários do Ramo da Construção – Empresário Alisson Holanda, Raquel Holanda e Convidada
- 16h: Translado Gratuito (Fecomércio - Hotel Globo)
Final de Tarde (Hotel Globo) – Festa do Patrimônio
- 16h30-17h20: Apresentação Cultural com o Mestre Chico Pedrosa
- 18h30-20h30: Forró Paraíba Feliz
17 de Agosto (sábado)
Manhã
- 9h-13h: Visita Guiada pela Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim e Passeio pelo Rio Sanhauá
Tarde
- 13h-15h: Almoço Servido pela Associação de Mulheres do Porto do Capim com Comidas Típicas Locais (40 Pessoas)
Encontro
- 9h: Encontro de Desenho Urbano – Grupo Plein Air (Hotel Globo)
O Iphan na Paraíba
A atuação do Iphan na Paraíba data de 1938, com os primeiros tombamentos de edificações da arquitetura religiosa e militar, como a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, e a Atalaia do Forte Velho, em Santa Rita, ambas do século XVI; os conventos franciscano e carmelita de João Pessoa; a Capela Nossa Senhora da Guia, em Lucena. A Superintendência do Iphan na Paraíba é de 2004. Mas já foi a 20ª Superintendência Regional, e esteve vinculada também à 5ª Regional.
A Paraíba possui bens tombados em nove municípios: Areia, Aparecida, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Ingá, Lucena, Pilar e Santa Rita. Nos últimos anos, o Iphan tem realizado ações sistemáticas de conservação e restauração desses conjuntos. Também foram tombadas como Patrimônio Nacional as cidades de João Pessoa, a capital do Estado, em 2009 e Areia, em 2005.
No patrimônio edificado destaca-se também o conjunto de casa, capela e sobrado da Fazenda Acauã, construído no século XVIII em Aparecida, no sertão. Trata-se de referência importante da ocupação do interior e registro singular da arquitetura rural das primeiras fazendas de gado. Pertenceu à família Suassuna e é o lugar onde o escritor Ariano Suassuna passou parte da infância e ao qual se referiu em sua obra como Reino Encantado.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves