Nesta segunda-feira (12), tem início o VI Festissauro – Festival de Cinema do Vale dos Dinossauros, em Sousa, no Sertão paraibano. O evento, que se estenderá até 17 de agosto, é gratuito e oferece uma programação ampla e diversificada, com foco no universo audiovisual.
Nesta sexta edição, o festival apresenta uma série de atividades, incluindo exibições de filmes, oficinas e shows musicais. O destaque deste ano é a homenagem ao ator paraibano Buda Lira, que participará de algumas das atividades do festival.
A abertura oficial acontecerá com a exibição do filme “O Resgate do Pavão Misterioso”, às 19h30, na Praça do bairro Sousa I. Além disso, o festival promoverá oficinas educativas em escolas públicas do município, como “Entendendo o Cinema 3D e Produzindo Óculos para Exibições”, “Atuação para Vídeo”, “Cinemando” e “Fundamentos do Cinema de Animação”. O Teatro João Balula, do grupo Teatro Oficina, será o local para uma oficina de maquiagem voltada para o audiovisual.
Ao longo da semana, o Festissauro manterá o público envolvido com uma programação que inclui shows musicais e exibições de filmes. Serão realizadas quatro mostras audiovisuais, com produções de cineastas paraibanos e de outras regiões do Brasil.
Para mais informações sobre o evento, programação completa e atualizações, os interessados podem visitar o site oficial www.festissauro.com.br e acompanhar as redes sociais do festival.
O Festissauro é um evento cultural dedicado à difusão e exibição de curtas-metragens locais, regionais e nacionais, além de oferecer palestras, mesas-redondas e oficinas, tudo de forma gratuita para a população.
Um total de 412 filmes foram inscritos para o festival
O VI FESTISSAURO promove a exibição de curtas-metragens locais, regionais e nacionais, com programação que inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e mostras competitivas, além de sessões gratuitas de filmes convidados.
O festival conta com três mostras competitivas de curtas-metragens: "Rio do Peixe" para filmes sertanejos, "Rastro do Boi e da Ema" para produções paraibanas, e "Passagem das Pedras" para curtas nacionais. Também inclui a mostra infantil "Sousatitan" e a mostra de filmes convidados "Velho do Rio".
Cada realizador pode inscrever até um filme, com duração entre 5 e 20 minutos, produzido entre 2019 e 2023, exceto na mostra "Rio do Peixe", que não possui restrição de ano de produção. As inscrições devem ser feitas online até 30 de abril de 2024, e a seleção será anunciada até o final de junho. Os premiados receberão o Troféu Guardião do Vale, com categorias específicas para cada mostra.
O júri oficial será composto por três a cinco profissionais das áreas de audiovisual, comunicação e produção cultural, e suas decisões serão irrevogáveis. Ao inscrever um filme, os realizadores concordam com a utilização de suas obras em mostras itinerantes, cineclubes e outras atividades do festival, sem custos adicionais ou reivindicações de direitos autorais. O não cumprimento das regras resultará em desclassificação.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves