Paraíba

INCENTIVO AO ESPORTE

Apto a participar de mundial nos EUA, o judoca paraibano Kennyo Camilo precisa de ajuda para custear viagem

Os valores arrecadados serão utilizados para tirar visto americano, hospedagem, passagens aéreas, entre outros gastos

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
O judoca paraibano Kennyo Camilo no Campeonato Paraibano de Judô 2023. - Foto: Arquivo pessoal.

Natural de João Pessoa (PB), o judoca Kennyo Camilo está apto a participar do Campeonato Mundial de Veteranos e Kata de Judô 2024, que irá acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 4 a 10 de novembro. Entretanto, o atleta ainda não está confirmado na competição, uma vez que precisa do visto americano. Para custear a sua ida, Kennyo lançou uma campanha de arrecadação, uma ideia que foi iniciativa dos seus amigos. Os valores serão utilizados para os custos da viagem, como o visto americano, o pagamento do valor da inscrição, hospedagem, passagem aérea, entre outros. 

Segundo o judoca, a principal dificuldade é a falta de patrocínio. Na Paraíba, existe o Bolsa Esporte, programa destinado a atletas e técnicos das modalidades olímpicas e paraolímpicas, como também atletas de base de rendimento. Nacionalmente, há o Bolsa Atleta.

"O Kennyo não recebe a bolsa, porque ele é veterano, e o veterano não é contemplado pela lei, infelizmente. A categoria de alto rendimento, eles entendem como o adulto, que é o pessoal que viaja para olímpiadas etc. Quando você passa dos trinta anos e compete acima de trinta, não entra no alto rendimento", explica Ricardo Augusto, coordenador estadual de veteranos da Federação Paraibana de Judô (Fepaju).

Atualmente com 32 anos de idade, o paraibano Kennyo Camilo começou a treinar judô em 2006, em um projeto do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões. “Dois anos depois, eu já estava na seleção paraibana de judô e era o único atleta de escola pública a representar a Paraíba nas olimpíadas escolares nacionais”, relembra o judoca. 

A partir disso, o atleta passou a participar de diversas competições. Em 2009, ficou em terceiro lugar no seu primeiro Campeonato Brasileiro Regional de Judô, conquistando outras medalhas nos anos seguintes. Na sua trajetória, o judoca coleciona conquistas. Ele já foi campeão paraibano e campeão na Copa Nacional de Igarassu, bicampeão paraibano escolar e participou dos Jogos Universitários do Brasil (Jubs). Hoje, é o terceiro colocado no ranking sênior da Paraíba. 


O atleta no Meeting Estadual de Judô 2024. / Foto: Arquivo pessoal.

Kennyo conta com o apoio do Grupo Rede, uma clínica de psicologia, onde faz terapia. “Lá o Theo Salles me isentou de pagar as consultas e me ajuda a custear competições estaduais. Não fosse o grande Theo Salles e o Grupo Rede, eu não teria voltado a praticar o esporte que amo, e [não] teria a oportunidade de competir no mundial", salienta o atleta. 

Depressão e volta ao esporte 

Após ser campeão paraibano, em 2019, Kennyo Camilo decide deixar de competir para focar nos estudos. Em 2023, após sérios problemas pessoais, o atleta entra em depressão, assim, teve que cuidar da sua saúde mental, buscando suporte psicológico. Na consulta, o profissional recomendou que Kennyo voltasse a praticar esporte. 

“Em agosto do ano passado, voltei a treinar, um mês e meio depois eu já consegui ser vice-campeão paraibano, e nas próximas duas competições eu subi no pódio mais duas vezes e consegui ficar em terceiro no ranking do estado, deixando para trás atletas que já vinham competindo”, conta o judoca. 

A preparação para participar do mundial necessita de uma rotina, para cumpri-la, existem custos. Ele comenta que segue se preparando como pode. "Preciso ainda de ajuda para custear a preparação física em academia e de ajuda na suplementação alimentar, mas de judô estou bem encaminhado, tenho acesso aos melhores dojos de João Pessoa, onde posso aprimorar meu judô", ressalta.

Além de atleta, Kennyo Camilo é estudante de medicina no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê/JP), sendo bolsista do Programa Universidade Para Todos (Prouni), e cursa filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 


Participação de Kennyo Camilo nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) 2016. De acordo com Kennyo, o grupo de atletas da Unipê, o qual fez parte, ficou em 5º lugar na classificação por equipes. / Foto: Arquivo pessoal.

Se tudo der certo, serão dois atletas da Paraíba no mundial

De acordo com Ricardo Augusto, apenas dois atletas estão tentando participar do Campeonato Mundial de Veteranos e Kata de Judô de 2024, são eles: Kennyo Camilo e o sensei Denis Olegario, que mora na Paraíba há mais de 20 anos. Kennyo irá competir na categoria – 90 kg e Denis na categoria para atletas com mais de 50 anos. “Denis está pré-inscrito, porque já tem visto americano. Porém, ainda não confirmou a ida [à competição]. Ele irá lutar esta semana em Anápolis, Goiás, no brasileiro de veteranos. Logo após ficou de confirmar”, informou.

Já Kennyo não realizou ainda a sua inscrição no campeonato. “Eu não fiz a inscrição por segurança, porque, por exemplo, se eu faço a inscrição na competição hoje , que custa mais de 200 dólares. E, por exemplo, dá um problema no meu visto, eu não posso pedir reembolso da inscrição da competição. Eu também preciso do fij card, para que eu possa competir em qualquer lugar do mundo”, explica o atleta. "Esse fij card é para que eu possa participar de qualquer evento internacional de judô no mundo, mas ele não substitui o visto", complementa. 

Contribua para a ida do judoca Kennyo Camilo ao Campeonato Mundial de Veteranos e Kata de Judô de 2024, em Las Vegas 


Campanha de arrecadação. / Divulgação.

Chave pix: 091.524.694-50
Kennyo Camilo – Banco Pan

Edição: Heloisa de Sousa