Paraíba

DIVERSIDADE

João Pessoa terá diversos eventos LGBTQIAPNb+ neste final de semana

Entre eles estão a 1ª Marsha Trans e Não-Binárie da Paraíba, no sábado (24), e a 23ª Parada LGBTQIAPNb+, no domingo (25)

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
A 23ª Parada LGBTQIAPNb+ acontece neste domingo (25), no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. - Divulgação.

A capital paraibana contará com diversos eventos LGBTQIAPNb+, que pretendem promover visibilidade e representatividade. Neste sábado (24), acontece a Conferência Livre LGBTQIAPNb+  e a 1ª Marsha Trans e Não-Binárie da Paraíba, no centro de João Pessoa. O evento  faz uma homenagem a Marsha P. Johnson, importante ativista americana. No domingo (25), será a vez da 23ª Parada LGBTQIAPNb+ , no Busto de Tamandaré, a partir de 13h.
 
A Conferência Livre LGBTQIAPNb+  e a 1ª Marsha Trans e Não-Binárie da Paraíba fazem parte da mesma ação. De acordo com o integrante do Movimento do Espírito Lilás (MEL) Cleber Ferreira, a 1ª Marsha Trans e Não-Binárie será um evento formativo.  A atividade contará com rodas de conversas e analise de conjuntura. Às 15h, na Praça dos Três Poderes, em João Pessoa, começa a concentração para a Marsha. O trajeto será em direção ao ato cultural, que ocorrerá na rua Irineu Joffily, 127, Jaguaribe, a partir das 16h. Essa atividade contará com uma ball, e com um pocket show de Bonyeva. 


A Casa da Baixa Costura, uma ballroom house que atua na cena paraibana, está envolvida nessa ação. / Divulgação.

: CMJP mantém veto à Lei que proibia a participação de crianças na parada LGBTQIA+ : 

Já no domingo (24), será realizada a 23ª Parada LGBTQIAPNB+, com o lema Neguemos o Retrocesso: votemos por mais representatividade. O evento é organizado pelas entidades que fazem parte do Fórum Paraibano LGBTQIAPNb+, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e da Articulação Brasileira de Gays (ArtGay). Com um palco fixo no Busto de Tamandaré, a programação terá atrações diversas, como Julian Santt, Morgana Sky, Estefanny Alvares, Sulla Star, Thaylla Swann, Vanessa Prada, DJ Borgato e Maria Dubu. 

"Em tempos de desafios, nos quais os direitos conquistados são constantemente ameaçados, precisamos nos unir mais do que nunca para dizer não ao retrocesso! Este é o momento de sermos a voz de quem ainda não é ouvido, de reforçarmos a importância de eleger representantes que realmente defendam nossa comunidade e de lutarmos por um futuro onde a diversidade seja celebrada e respeitada", salienta a organização da 23ª Parada, em publicação na rede social Instagram. 

Além desses eventos, de 23 a 25 de agosto, João Pessoa recebe o I Encontro Nacional de Políticas de Saúde LGBTQIAPN + e das Comunidades Tradicionais de Terreiro. Segundo a organização, o evento tem como objetivos, entre outros: produzir uma análise do ponto de vista do Controle Social do SUS; dialogar sobre a efetividade das Políticas públicas de Saúde Integral da população LGBTQIA+, como também debater sobre aas políticas públicas efetivadas desde 2003 pelo governo federal, por meio do Programa Brasil Quilombola. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (23), às 19h30, no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. O evento é destinado para as pessoas que realizaram a inscrição prévia.

Acompanhe os perfis:1ª Marsha Trans e Não-Binárie da Paraíba23ª Parada LGBTQIAPNB+.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa