No próximo sábado (31) e domingo (1º), o coletivo Niaras Tabajara promove a 1ª Mostra Cultural das Niaras – A beleza das originárias, na Aldeia Vitória, localizada na Mata da Chica, no Conde (PB), a partir das 14h. O evento celebrará os cinco anos de atuação das Niaras, coletivo formado por mulheres indígenas da Aldeia Vitória e por mulheres indígenas no contexto urbano.
De acordo com Natália Lima, líder e fundadora do coletivo, a expectativa é dar visibilidade às mulheres e à cultura indígena, além de promover o respeito à diversidade. O evento será aberto ao público.
Fundado em 2019, o coletivo Niaras realiza todos os anos um encontro para comemorar a sua trajetória. Com o lema Mulheres em Busca de Grandes Objetivos, o grupo tem o objetivo de fortalecer o protagonismo das mulheres indígenas Tabajara. Aproximadamente, 70 mulheres integram o coletivo.
Neste ano, o coletivo traz uma novidade: o lançamento da marca Use.Niaras: moda com alma e identidade indígena. No evento será feito um desfile para apresentar as peças. “Cada peça da coleção inaugural da Use.Niaras foi criada com o compromisso de honrar as tradições da etnia Tabajara da Paraíba. As roupas são uma fusão entre o design moderno e as referências culturais indígenas, resultando em peças exclusivas”, adianta Natália Lima. Após o evento, será lançado um perfil no Instagram e um site para venda on-line.
Além do lançamento da marca, a mostra cultural contará com ritual do toré, feira de economia criativa, oficinas de grafismo indígena (com Larissa e Vitória), de cerâmica (com Dora Tabajara) e de artesanato (com Sônia Tabajara), palestras, apresentações artísticas, exposição fotográfica e exibição de documentário.
Gravado durante o 4º Encontro das Niaras, em 2023, o documentário trará depoimentos e reflexões a partir da ótica das mulheres indígenas Tabajara, trazendo suas trajetórias. Já a exposição fotográfica traz o tema A Beleza das Originárias e celebra a força e a diversidade das mulheres indígenas Tabajara, conforme ressalta Natália Lima.
“A exposição nos lembra que a beleza não está apenas na aparência, mas também na riqueza cultural, no nutrir, no educar, no lutar, na sororidade, na sabedoria ancestral e na conexão profunda com o mundo natural”, complementa.
Programação
31 de agosto (sábado, das 14h às 20h)
- Ritual do Toré das Niaras
- Abertura: fala das lideranças indígenas e convidadas
- Exibição do documentário das Niaras
- Oficina de grafismo indígena (Larissa e Vitória)
- Oficina de artesanato: (Sônia Tabajara)
- Apresentação artística (Cristina Resende)
- Desfile dos Curumins
- Encerramento
1º de setembro (domingo, das 14h às 20h)
- Ritual do Toré das Niaras
- Palestra sobre empoderamento feminino e a mulher indígena no contexto atual
- Oficina de cerâmica (Dora Tabajara)
- Oficina de grafismo indígena (Larissa e Vitória)
- Apresentação artística: o canto das Niaras
- Lançamento da marca Use.Niaras
- Desfile de moda indígena – Mãe Natureza
- Encerramento
Siga o perfil @niaras_tabajara.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Heloisa de Sousa