A partir de setembro, os paraibanos devem se preparar para um aumento na conta de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que está em discussão a implementação da bandeira tarifária amarela para o próximo mês, em razão de condições desfavoráveis para a geração de energia.
Com a adoção da bandeira amarela, os consumidores pagarão um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos. Este valor foi estabelecido pela Aneel em março, quando houve uma redução de 37% na tarifa da bandeira amarela, que anteriormente era de R$ 2,989/kWh.
A Aneel explicou que o acionamento da bandeira amarela é motivado principalmente pelo GSF (risco hidrológico) e pelo aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). Atualmente, não há despacho fora da ordem do mérito determinado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o que significa que o aumento é resultado direto dessas condições de mercado.
Os consumidores devem estar atentos ao consumo de energia, especialmente em residências urbanas, onde o uso médio varia entre 150 kWh e 200 kWh, para evitar surpresas na conta de luz no próximo mês.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves