Paraíba

HONRARIA

Cida Potiguara, da Aldeia Forte, em Baía da Traição (PB), recebe honraria do governo federal por sua atuação na cobertura vacinal

Evento ocorreu na quarta-feira (11), e concedeu a Medalha Oswaldo Cruz a 22 pessoas e dez instituições

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Cida Potiguara. - Foto: Arquivo pessoal.

Na quarta-feira (11), Aparecida dos Santos Bezerra, conhecida como Cida Potiguara, recebeu a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, honraria concedida pelo governo federal. O evento, que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aconteceu em Brasília (DF), e condecorou 22 pessoas e dez instituições que atuaram na reversão da queda na cobertura vacinal do país.


Todas as pessoas e instituições foram condecoradas com medalha de ouro. / Foto: Divulgação/Sesai/MS

Nascida na Aldeia Forte, localizada em Baía da Traição (PB), Cida Potiguara atua desde os 14 anos no território. Ela é enfermeira de formação, vacinadora do Polo Base Baía da Traição, militante do movimento de mulheres indígenas, parteira e integrante da Associação das Parteiras Indígenas Potiguara da Paraíba. “A medalha significa um reconhecimento do serviço coletivo realizado pela força e compromisso de todos os profissionais que atuam na vacinação”, salienta Cida. 

Para Cida, foi uma uma honra participar do evento, e ter o trabalho reconhecido. "Ter um mérito desse requer compromisso com a prevenção contra as doenças que podem ser evitadas com a vacinação, esse mérito é coletivo, pertence a todos os vacinadores da Saúde Indígena. Entendemos que a vacina salva vidas, e continuaremos com esse propósito sempre. Viva o SUS!”, afirma. 


Durante o evento, na foto estão Ricardo Weibe Tapeba, coordenador da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai/DF), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e Cida Potiguara. / Foto: Divulgação/Sesai/MS.

Sobre seu trabalho como parteira, Cida comenta: “Temos o olhar para o cuidado e prevenção  da saúde do nosso povo indígena, além do conhecimento milenar deixado por nossas ancestrais, acreditamos na ciência e sua importância.”

Leia: Parteiras e Benzedeiras Potiguaras da Paraíba inauguram a sua Casa das Parteiras e Benzedeiras :

Medalha Oswaldo Cruz

A Medalha de Mérito Oswaldo Cruz pelo Decreto n° 66.988, de 31 de julho de 1970. De acordo com o governo federal, ela é concedida a brasileiras, brasileiros ou pessoas estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, tenham distinguido de forma notável ou relevante; e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. 

Confira a lista completa da honraria Medalha Oswaldo Cruz.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa