Nesta quinta-feira (12), os funcionários do Banco do Brasil entraram em greve por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Bancários da Paraíba, a mobilização é uma forma de pressionar a instituição a oferecer melhores condições de trabalho e melhorias salariais. A decisão foi tomada em assembleia que ocorreu na última segunda-feira (9). A categoria rejeitou a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), por considerá-la insuficiente.
A greve impacta o atendimento do Banco do Brasil em 21 cidades da Paraíba, causando interrupção dos serviços bancários. São elas: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Conde, Tavares, Princesa Isabel, Coremas, Paulista, Pombal, Monteiro, Sumé, Serra Branca, Bananeiras, Solânea, Caiçara, Pirpirituba, Guarabira, Barra de Santa Rosa, Picuí, Tacima e Araruna.
Na quarta-feira (11), o Sindicato dos Bancários realizou uma plenária para a organização e estratégias da greve. “Cumprindo nosso papel de representantes da categoria, vamos encaminhar e organizar a greve, conforme determinação da assembleia, de acordo com a vontade soberana dos bancários e das bancárias e cumprindo todos os trâmites legais”, afirmou, em nota, o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida.
De acordo com o Sindicato, a greve é uma "medida extrema", mas constitucional e necessária para garantir os direitos dos trabalhadores.
Na assembleia do dia 9 de setembro, a greve foi deflagrada por 316 votos a favor, sendo computados 216 contrários e 18 abstenções.
Caixa Econômica Federal
Nesta quinta-feira (12), acontece a assembleia dos funcionários e funcionárias da Caixa, das 8h às 20h, por meio da plataforma Vota Bem. Os trabalhadores irão deliberar sobre a a proposta para renovação do ACT, como também sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado.
*Com informações da assessoria.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira