Paraíba

Coluna

CUT-PB lança Plataforma Eleitoral 2024 e reforça compromissos com a classe trabalhadora e a democracia

Imagem de perfil do Colunistaesd
O evento de lançamento da Plataforma Eleições 2024 ocorreu nessa terça-feira (17), no auditório do SINTEP-PB, em João Pessoa. - Foto: Divulgação/CUT-PB.
O documento possui 13 pontos e tem o objetivo de garantir o bem-estar da população brasileira

A Plataforma Eleitoral 2024 da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) foi lançada nessa terça-feira (17), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB), em João Pessoa. O documento possui 13 pontos e tem o objetivo de garantir o bem-estar da população brasileira e a defesa dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do país, podendo servir como contribuição para a construção de políticas públicas para a classe trabalhadora. 


O evento contou com a presença de candidatos e candidatas. / Foto: Tony Sérgio.

Além do lançamento da plataforma da CUT, o evento também contou com a apresentação da iniciativa Eleições 2024: a Comunicação que Queremos para os Municípios, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Esse documento, defendido pela representante do FNDC-PB, Lucinha Figueiredo, destacou a importância da comunicação pública como direito fundamental e chamou atenção para a necessidade de os candidatos se comprometerem com a democratização da mídia.

Durante o evento, a presidenta em exercício da CUT-PB, Socorro Ramalho, fez uma saudação aos presentes, enfatizando a importância da defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia. Ela reforçou que a transformação social começa com a eleição de vereadores e prefeitos comprometidos com a geração de empregos, a valorização da saúde e educação públicas, o transporte acessível e a proteção ao meio ambiente.

O secretário de organização do SINTEP-PB, Felipe Baunilha, também se pronunciou, afirmando que a luta do sindicato está alinhada com os princípios defendidos pela CUT, fortalecendo a união entre as entidades.

A secretária de formação da CUT-PB, Vânia Mendes, apresentou detalhadamente os 13 pontos da Plataforma Eleitoral 2024, destacando a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e com oportunidades para todos, a partir de compromissos que devem ser assumidos e postos em prática pelos mandatos eleitos.

Outro momento relevante do evento foi a apresentação da Carta Compromisso, realizada pelo secretário-geral da CUT-PB, Tony Sérgio. A carta, composta por oito pontos centrais, foi assinada por candidatos e candidatas presentes, reafirmando o compromisso com a democracia, o bem-estar dos trabalhadores e a defesa de políticas públicas.

Entre os políticos presentes, estavam os candidatos a prefeito de João Pessoa: Luciano Cartaxo (PT), Yuri Ezequiel (UP) e Camilo Duarte (PCO). Também marcou presença o candidato a prefeito de Patos, Edileudo Lucena (PT). Candidatos e candidatas a vereador e vereadora de diversas siglas também participaram, entre eles: Estela Bezerra, Marcos Henriques, Marquinhos Nossa Voz e Françualdo Alves (Federação Brasil da Esperança - PT, PCdoB e PV); Tárcio Texeira, Alexandre Soares, Sávio Lucas e Mariluzia (Federação Rede/PSOL); Sandra Marrocos (Podemos); João Batista, Rosilene Gomes e João Felix (UP); Alice Maciel (PSTU) e Fernando Gás (PDT).

O evento contou com a participação ativa de movimentos e organizações da sociedade civil, como o Coletivo Intervozes, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), o Conselho Estadual de Direitos Humanos e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), além de representantes de sindicatos como o SINTEP-PB, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba (Sindiágua), Correios, Ferroviários, Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (Sindsprev-PB), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem-JP), entre outros.


"O lançamento das plataformas marca um passo importante na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia no contexto das eleições municipais de 2024." / Foto: Divulgação/CUT-PB.

O lançamento das plataformas marca um passo importante na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia no contexto das eleições municipais de 2024. "A CUT-PB e o FNDC reforçam a necessidade de eleger representantes que estejam comprometidos com a inclusão social, a geração de emprego e renda e a comunicação democrática", salienta a nota da CUT-PB.

Acesse a Plataforma Eleitoral da CUT e a Carta Compromisso.

Fonte: Assessoria da CUT-PB

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira