Paraíba

CULTURA POPULAR

Karla Oliveira e Lua Camboatá apresentam o espetáculo de dança 'Corpa Futurista' nesta sexta-feira (20), em João Pessoa

O espetáculo tem entrada gratuita e ocorre no Ateliê Multicultural Elionai Gomes, às 20h

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
A finalização do espetáculo teve incentivo da Lei Paulo Gustavo Municipal (Governo Federal/ministério da Cultura/PMJP/Funjope/FMC). - Divulgação.

As artistas e brincantes Karla Oliveira e Lua Camboatá apresentam nesta sexta-feira (20) o espetáculo de dança Corpa Futurista. Com entrada gratuita, o evento acontecerá às 20h, no Ateliê Multicultural Elionai Gomes, em João Pessoa. O espetáculo une diversas linguagens da dança, música e cultura popular, juntando tradições paraibanas como o coco de roda, cavalo marinho e ciranda, além de ter influências afro-diaspóricas, a exemplo do hip hop e de danças urbanas estadunidenses.


As artistas Karla Oliveira e Lua Camboatá. / Foto: Natália Di Lorenzo.

De acordo com as artistas, o espetáculo "deságua" mais de dez anos de estudos e vivências das artistas com mestres e brincadeiras da cultura popular da Paraíba. O trabalho surgiu da conexão de Karla Oliveira e Lua Camboatá para performar e fazer a direção coreográfica de clipes e show da artista Luana Flores e seu projeto Nordeste Futurista. A ligação entre as duas teve continuidade na pesquisa Corpa Futurista – a cena brincada do Nordeste futurista, com direção da artista e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Valéria Vicente.  

Para Lua Camboatá, a caminhada do Corpa Futurista está apenas começando. “É uma pesquisa de movimento que vai muito além de um processo criativo cênico. Além até, do que eu, Karla e Valéria conseguimos elaborar até agora. Em mim, o corpa tem a ver com um conceito que tento desenvolver academicamente chamado 'corpreensão'. Corpreensão é de uma natureza de apreensão do mundo, leitura de mundo, pelo corpo todo, pelos sentidos que não estão catalogados, diria assim”, explica a artista. “O Corpa Futurista é um portal que me faz ter encontros por meio da dança”, comenta Karla Oliveira.


As artistas Karla Oliveira e Lua Camboatá. / Foto: Natália Di Lorenzo.

Além da apresentação de estreia nesta sexta-feira, o espetáculo será apresentado para os integrantes do Cavalo Marinho infantil Sementes do Mestre João do Boi, da Mestra Tina e no terreiro da Mestra Ana do Coco, no Conde, e para todos os artistas envolvidos no trabalho. “O diálogo efetivo e o retorno da pesquisa para os mestres e suas comunidades é fundamento da licença para brincar”, enfatizam as artistas. 


As artistas Karla Oliveira e Lua Camboatá. / Foto: Natália Di Lorenzo.

Em 2023, o espetáculo foi aprovado na Lei Paulo Gustavo Municipal (Governo Federal/Ministério da Cultura/PMJP/Funjope/FMC). A partir disso, os figurinos foram construídos e a trilha sonora de Lucas Dan foi produzida especialmente para o espetáculo de estreia.

Sobre as Artistas

Lua Camboatá

Multiartista paraibana de 32 anos, é mulher cis, afroindígena, bissexual, periférica, dançatriz, produtora cultural, professora de arte, pesquisadora, capoeira e brincante. Mestranda em Ensino de Arte. Graduada em dança e em Ciências Biológicas pela UFPB. Atua profissionalmente em dança com estudos em Fusão há 13 anos, pelo diálogo em Danças Urbanas, Dança do Ventre e Manifestações Populares Brasileiras (cavalo-marinho, coco de roda, ciranda, frevo, maracatu, tribo indígena e capoeira).

Karla Oliveira

Dançarina, performer, coreógrafa, produtora, capoeirista, brincante e forrozeira de João Pessoa. Iniciou suas pesquisas nas danças urbanas em 2017, tendo foco nas danças House, Breaking e Hip-Hop Dance. Formada em Danças Urbanas pelo Cearte-PB e graduanda em Licenciatura em Dança pela UFPB. Constrói sua pesquisa e investigação na dança contemporânea por meio da fusão das danças urbanas com as danças populares como frevo, samba e forró. Pesquisa a improvisação em dança para desenvolver o estado de corpo performartivo. Atua como bailarina, produtora e coreógrafa no Coletivo Tribo Éthnos. Representa o Coletivo House Dance PB, participando de competições de Danças Urbanas. É integrante do projeto musical Berimbaobab Brasil, onde atua como dançarina, coreógrafa e produtora, na realização de intercâmbios culturais internacionais de dança e música. É dançarina, performer e coreógrafa do projeto Nordeste Futurista, show-espetáculo da artista Luana Flores (PB).

Ficha técnica

Concepção, Coreografia e Performance: Karla Oliveira e Lua Camboatá
Direção: Valéria Vicente
Dramaturgia: Karla Oliveira, Lua Camboatá, Valéria Vicente
Trilha Sonora: Lucas Dan
Participação Trilha Sonora: Mestra Ana do Coco, Mestra D'oci, Mestra Tina, Mestre Naldinho, Gláucia Lima, Líria Moraes, Sérgio Oliveira, Flaira Ferro.
Direção de Arte: Karla Oliveira e Lua Camboatá
Iluminação: Pink
Produção: Karla Oliveira, Lua Camboatá, Itamira Barbosa e Mariana Rosa
Figurino: Karla Oliveira, Lua Camboatá, Tainá Macedo, Carlos.
Adereços: Itamira Barbosa, Gláucia Lima
Fotografia: Nathália Di Lorenzo
Filmagem: Helena Lima

Serviço

Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, situado na rua da Areia , 155 – Varadouro.
Data: 20 de setembro de 2024, às 20h.
Indicação etária: Livre
Entrada Gratuita.

Acompanhe o perfil @corpafuturista.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira