A agroindústria Nutrilê, localizada no assentamento Che Guevara, em Casserengue-PB foi um dos destaques do XVIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado no Maranhão, ao conquistar três prêmios em diferentes categorias. O empreendimento, que integra o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), é especializado na produção de derivados de leite de cabra, reafirmando o sucesso da Reforma Agrária no estado.
O Enel é um dos eventos mais importantes do setor de laticínios no Nordeste, com palestras, painéis e exposições que criam oportunidades de negócios para pequenos produtores. Em sua segunda participação, a Nutrilê superou os resultados do ano anterior, quando havia recebido duas medalhas de prata, ao conquistar ouro com o queijo coalho condimentado, prata no iogurte caprino de maracujá e bronze no queijo coalho tradicional.
A produção premiada é fruto de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através de um projeto de extensão do curso de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias. O envolvimento acadêmico tem sido crucial para o aprimoramento dos produtos e para a capacitação das famílias assentadas.
::PREMIADO | Laticínio do MST na Paraíba é premiado em festival de leite e derivados
Vitória coletiva e reconhecimento nacional
Adriana Cândido, cooperada da COOPAC (Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú), celebrou as conquistas: "Essas medalhas comprovam que o trabalho coletivo no campo, apesar das adversidades, gera resultados. Estamos no semiárido, enfrentando grandes desafios, mas seguimos firmes, produzindo com qualidade. Ganhar três prêmios em um evento de prestígio nacional é motivo de muito orgulho."
Para a Nutrilê, o reconhecimento no Enel vai além das premiações porque reforça a importância da organização produtiva no campo e a força da agroindústria do MST, que vem ganhando visibilidade no cenário nacional. Os prêmios consolidam a Nutrilê como um exemplo de resistência e inovação, mostrando que é possível organizar-se coletivamente em regiões desafiadoras, como o semiárido paraibano, e conquistar reconhecimento pela qualidade de seus produtos.
Com informações de Carla Batista - Comunicação MST/PB
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves