Neste sábado (21), o Comitê de Cultura na Paraíba, ligado ao Ministério da Cultura (MinC), do governo federal, realizará um mapeamento dos agentes culturais durante a 2ª Feira da Diversidade, que acontece no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, localizado na avenida Josefa Taveira, S/N, das 13h às 17h; e no Festival Alumiô, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, em frente ao bar e restaurante Vila do Porto, a partir das 17h.
: Festival Alumiô trará música e arte paraibana para o Centro Histórico de João Pessoa nos dias 21 e 22 de setembro :
A ideia do mapeamento é elaborar estratégias para atender às necessidades específicas do setor cultural, promovendo um ambiente de diálogo e colaboração entre os profissionais da área. O mapeamento dos agentes culturais também visa discutir propostas futuras que possam fortalecer e valorizar os projetos culturais de cada setor artístico.
“O mapeamento de agentes culturais é uma ferramenta fundamental para a organização e fortalecimento do setor cultural. Ele permite identificar quem são os indivíduos, grupos e organizações que atuam na produção, promoção e difusão de atividades culturais em uma determinada região”, afirmou Silvana de Ávila, coordenadora metodológica do Comitê de Cultura na Paraíba.
Os Comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros, os comitês tem o objetivo de ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Na Paraíba, a rede composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL), de João Pessoa; Centro de Formação Humana e Social (CENFHS), de Campina Grande; e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA), de Princesa Isabel. A atuação conta com quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, população LGBTQIAPNb+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.
Para mais informações, acompanhe o perfil @comitedeculturapb.
*Com informações de Geanne Lima/assessoria
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira