O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para Itabaiana, no Agreste da Paraíba, durante as eleições municipais de 6 de outubro. A medida visa garantir a segurança dos locais de votação no primeiro turno. Além de Itabaiana, os municípios de Bayeux, Cabedelo e Fagundes também receberão reforço militar.
A solicitação das tropas foi feita pelos juízes eleitorais dessas regiões, citando tensões políticas e conflitos envolvendo facções criminosas, especialmente em Bayeux e Cabedelo. A Procuradoria Regional Eleitoral apoiou os pedidos, que foram aprovados em conjunto com outros 53 processos de diferentes estados.
A legislação eleitoral permite que o TSE requisite o apoio das Forças Armadas para assegurar a ordem e o cumprimento das leis durante o processo eleitoral, mediante solicitação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Após a aprovação, o planejamento e execução ficam a cargo do Ministério da Defesa.
As tropas federais estarão encarregadas de garantir uma votação tranquila e uma apuração segura em municípios que enfrentam desafios de segurança.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves