Nesta terça-feira (1º), a juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), decidiu pela soltura da primeira-dama Lauremília Lucena, presa no último sábado (28), na terceira fase da Operação Território Livre, da Polícia Federal (PF), que investiga o aliciamento violento de eleitores. A decisão também soltou Tereza Cristina, secretária de Lauremília.
: Operação da Polícia Federal prende primeira-dama de João Pessoa (PB) :
A juíza, a mesma que também havia determinado a prisão das investigadas, substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares, são elas: proibição de acessar ou frequentar os bairros São José e Alto do Mateus, bem como órgãos públicos ligados ao Município de João Pessoa, em especial a Prefeitura Municipal; proibição de manter contato com os demais investigados; proibição de ausentar-se da Comarca de João Pessoa por mais oito dias sem comunicação prévia à justiça; recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, das 20h às 6h; e monitoração eletrônica, por meio de tornozeleira. O advogado da primeira-dama, Gustavo Botto, irá manter o pedido de habeas corpus apresentado ao TRE-PB, a fim de revogar as medidas cautelares.
Em meio a um cenário eleitoral, no qual o atual prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP), aparece em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, com 53,2% das intenções de votos, conforme pesquisa da Futura Inteligência, divulgada nesta terça (1º), a ligação da sua família com facções criminosas, como apontado pelas investigações da PF, vem tendo repercussão nacional.
: Grupo de Trabalho pela Saúde Mental elabora dossiê para demonstrar a recusa da PMJP em dialogar sobre a Saúde Mental no município :
Nessa pesquisa, Ruy Carneiro (Podemos) aparece com 16,4%, seguido por Marcelo Queiroga (PL), com 13%, Luciano Cartaxo (PT), com 8,1%, Yuri Ezequiel (UP) com 1% e Camilo Duarte (PCO), com 0,4% das intenções de votos. Segundo um levantamento feito pelo Brasil de Fato, a eleição em João Pessoa pode acabar no primeiro turno, com a reeleição de Cícero Lucena.
: Deputado Luiz Couto denuncia que a ligação entre facções e políticos locais pode interferir no processo eleitoral de João Pessoa :
Também nesta terça-feira (1º), a juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho determinou a soltura da vereadora Raíssa Lacerda (PSB), presa no dia 16 de setembro, na segunda fase da Operação Território Livre. A vereadora também deve cumprir medidas cautelares.
“A candidata investigada, beneficiária das condutas delituosas, requereu renúncia de sua candidatura ao cargo de vereador do município de João Pessoa, que foi homologada pelo Juízo da 64ª Zona Eleitoral. Desse modo, com a desistência da mencionada candidatura não remanescem as razões iniciais que motivaram a privação da liberdade da ora paciente, não havendo mais o risco da prática de novas condutas criminosas voltadas ao benefício eleitoral direto nas eleições vindouras em benefício da então candidata investigada”, decide a juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho.
Leia a decisão na íntegra.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Carolina Ferreira