Paraíba

TERRA E PÃO

35ª Romaria da Terra: caminhada celebra fé, resistência e memória dos mártires no caminho da justiça

O evento tem como lema este ano: "Tirem as sandálias dos pés, porque a terra que vocês pisam é santa."

João Pessoa - PB |
Reprodução - Card Reprodução

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Paraíba anuncia a 35ª edição da Romaria da Terra, que será realizada nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, e convida comunidades, organizações, coletivos e a sociedade em geral a participar dessa caminhada de fé e resistência. 

Com o tema “O sangue derramado fecundou o chão, sementes na terra fazem gerar o pão” e o lema “Tirem as sandálias dos pés, porque a terra que vocês pisam é santa” (Êxodo 3:5), a romaria deste ano terá início na comunidade Pau a Pique, no município de São José dos Ramos, e seguirá até o assentamento Almir Muniz, em Itabaiana. A CPT reforça a importância de organizar caravanas para fortalecer a presença de todos nessa celebração, que é um marco da cultura camponesa.

A Romaria da Terra, mais do que uma tradição, é um ato de reafirmação das conquistas e da contínua luta por uma vida digna no campo e na cidade. A CPT convida todos a se unirem nessa caminhada que celebra a vida, a cultura e a resistência dos povos da terra.

A memória dos mártires que tombaram na luta pela terra contará com uma caminhada que sairá da comunidade Pau a Pique até a Praça da Matriz de São José, onde terá uma parada para descanso, acompanhada de um cafezinho, e celebração dos mártires. Em seguida, seguirá até o assentamento Almir Muniz, local marcado por um grande conflito, onde os capangas desapareceram com o trabalhador Almir Muniz, cujo paradeiro permanece desconhecido até hoje.

“Encerramos a Romaria na madrugada do dia 20, no assentamento Almir Muniz, após um percurso de aproximadamente 12 km. Desde a celebração inicial do envio até o encerramento, faremos memória das conquistas e honraremos a lembrança dos mártires da terra, agradecendo a Deus por essas vitórias e reafirmando nosso compromisso com a justiça e a dignidade no campo”, destaca Tânia da CPT/PB, uma das organizadoras do evento.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves