Paraíba

TARIFA SOCIAL

Energisa alerta que ainda existem mais de 280 mil famílias que possuem direito à tarifa social na Paraíba

Programa do Governo Federal oferece descontos de até 65% na conta de luz, dependendo do consumo de energia da residência

João Pessoa - PB |
Reprodução - Gleyson Melo

A Paraíba já conta com mais de 615 mil pessoas inscritas no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas a Energisa destaca que cerca de 280 mil famílias no Estado ainda podem solicitar o benefício. O programa do Governo Federal oferece descontos de até 65% na conta de luz, dependendo do consumo de energia da residência.

Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Também podem se beneficiar famílias que tenham membros em tratamento de saúde que necessitem de aparelhos elétricos, desde que a renda familiar não ultrapasse três salários-mínimos. Além disso, grupos indígenas, quilombolas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito ao desconto.

Danillo Lelis, gerente de serviços comerciais da Energisa, enfatiza a importância do programa: "A Tarifa Social é um direito que pode gerar uma economia significativa, com até 65% de desconto dependendo do consumo. A Energisa está trabalhando para alcançar essas famílias elegíveis por meio de diversas iniciativas."

Para receber o desconto, o titular da conta de energia precisa estar inscrito no CadÚnico ou atualizar seus dados junto ao CRAS. A Energisa faz o cruzamento das informações do Ministério com sua base de dados para identificar automaticamente os clientes que se enquadram nos critérios do programa.

Se o nome do titular da conta de energia não coincidir com o beneficiário de programas sociais, é necessário fazer uma atualização cadastral na Energisa, que pode ser realizada pelos canais digitais, bastando ter em mãos uma conta recente de energia, documento de identificação e o Número de Identificação Social (NIS).

Vale lembrar que o CadÚnico e o NIS devem ser renovados a cada dois anos, sob o risco de perderem a validade. Embora a inscrição automática tenha se tornado obrigatória, o cliente ainda pode solicitar o benefício pessoalmente em uma das agências de atendimento da Energisa, se preferir.

Como funciona o benefício?

A Tarifa Social de Energia Elétrica oferece descontos progressivos com base no consumo da residência:
- 65% de desconto para consumo até 30 kWh/mês;
- 40% para consumo entre 31 kWh/mês e 100 kWh/mês;
- 10% de desconto para quem consome de 101 kWh/mês a 220 kWh/mês;
- Consumos acima de 220 kWh/mês não têm desconto. 

 

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves