Paraíba

HISTÓRIA E CULTURA

UFCG abre processo seletivo para segunda licenciatura em educação escolar quilombola, uma proposta pioneira no estado da Paraíba

Inscrições já estão abertas e seguem até 31 de outubro; curso pretende fortalecer a educação antirracista

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
As atividades do curso acontecerão no Campus Sumé da UFCG e em comunidades. - Foto: Divulgação/UFCG.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abriu processo seletivo para ingresso na licenciatura em educação escolar quilombola, uma proposta pioneira na Paraíba. O curso é vinculado ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor-Equidade), da Capes, fundação do Ministério da Educação (MEC). A seleção oferece 35 vagas, e está com inscrições abertas até 31 de outubro, devendo ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov/UFCG).


Serão ofertadas vagas com possibilidade de recebimento de bolsa pelo cursista, sendo uma bolsa mensal no valor de R$700,00 a ser paga pela Capes. / Divulgação.

Para participar, é necessário já possuir curso de licenciatura em qualquer área do conhecimento. Professores quilombolas ou que atuem em escolas que recebem estudantes de comunidades quilombolas são o público prioritário do processo seletivo, sendo um dos objetivos do curso fortalecer a formação desses professoras e professoras. O público em geral, que tenha interesse na temática, também pode participar da seleção.

“Essa ação é fundamental para fortalecer uma educação antirracista que considere as trajetórias de vida e produção de conhecimentos das comunidades quilombolas em nosso estado”, afirma Wallace Ferreira, coordenador institucional do Parfor na UFCG. A seleção formará a primeira turma do curso de licenciatura em educação escolar quilombola da Paraíba.

: Educação antirracista completa 20 anos no papel com obstáculos na prática :
 
“Não existiam cursos de licenciatura em educação quilombola no Brasil, só a partir do Edital 23/2023 da Capes que 25 Universidades tiveram a aprovação para abrir a licenciatura em educação escolar quilombola, dentre elas a UFCG”, conta Wallace Ferreira.

Inicialmente, as aulas serão presenciais no Campus Sumé da UFCG. Depois, as atividades serão nas comunidades. A previsão é de que comecem no 1º semestre de 2025. 

Processo seletivo

O processo seletivo será composto por três etapas: 1) submissão da documentação; 2) avaliação da Carta de Intenção/Motivação pela Comissão de Seleção, enviada no ato de inscrição; e 3) prova de habilidade específica, que será realizada no próximo dia 12 de novembro, na Central de Aulas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), no Campus de Sumé.

No dia 22 de novembro, o resultado final será divulgado, no site da Comprov

Confira o edital do processo seletivo.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
 

Edição: Carolina Ferreira