A Honraria Abdias Nascimento chega à sua IV Edição celebrando a vida, as conquistas e a contribuição de homens negros no combate ao racismo nos mais diversos âmbitos da sociedade. O evento, organizado pela Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, acontecerá a partir das 16h, na sede do Balaio Nordeste. Nesta edição, a honraria homenageia figuras de destaque da comunidade negra, celebrando o reconhecimento e a valorização do trabalho desses importantes atores sociais que têm contribuído para a luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial na Paraíba.
Os homenageados de 2024 são: Antônio Carlos Narciso, DJ Griô (in memoriam), Roberto Jurema, Mestre Naldinho e Pedro Osmar.
A seleção desses nomes é resultado de um trabalho contínuo de mais de um ano dedicado à discussão de personagens que marcaram a luta contra o racismo na Paraíba.
"Queremos destacar esses homens negros que se sobressaíram em suas atividades e ofícios, e que, através de suas ações, contribuíram significativamente para o combate ao racismo", enfatiza Marli Soares, representante da Marcha da Negritude Unificada.
Programação e atrações culturais
O evento contará com apresentações do grupo Afro-Brasilidade e do Coral de Berimbau do Mestre Naldinho, além de uma experiência gastronômica, uma comida típica chamada 'Ajeum', preparada pela baiana Sônia.
A programação também inclui o lançamento de um cordel escrito por Edson Gomes, abordando a Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas públicas e particulares, do ensino fundamental ao ensino médio.
Reconhecimento e representatividade
A Honraria Abdias Nascimento teve sua primeira edição em 2021 como uma iniciativa da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba. Desde então, tornou-se um marco de reconhecimento da atuação de homens negros que lutam por igualdade racial e direitos humanos no estado.
"A importância desse evento é valorizar o trabalho desses homens negros, especialmente os que atuam nas comunidades e periferias, muitas vezes sem o devido reconhecimento", destaca Marli Soares.
A realização desta edição conta com o apoio do Balaio Nordeste e da Defensoria Pública da Paraíba. Para maiores informações, acesse a página:
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Cida Alves