Paraíba

TRADIÇÃO

Cultura e fé: 261ª edição da Romaria da Penha acontece neste sábado (23), em João Pessoa

Evento tradicional e religioso da Paraíba deve reunir cerca de 500 mil pessoas, que percorrerão 14km

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
260ª edição da Romaria da Penha, em 2023. - Foto: Divulgação/Arquidiocese da Paraíba.

Considerado o maior evento religioso da Paraíba, a Romaria da Penha acontece neste sábado (23), em João Pessoa. De acordo com o Monsenhor Nereudo Freire, reitor do Santuário Nossa Senhora da Penha, a expectativa é reunir cerca de 500 mil pessoas.

A Romaria, que está em sua 261ª edição, sai às 22h da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Centro, em João Pessoa, e percorre 14km até o Santuário Nossa Senhora da Penha, com previsão de chegada às 3h30. 

Nossa Senhora da Penha é um dos nomes de Maria, a mãe de Jesus. “Há uma confiança e um olhar diferenciado para Nossa Senhora, a mãe de Jesus, a nossa mãe. [...] O devoto da Virgem Maria é aquela pessoa que cultiva a vida e entende que a vida é dom de Deus, e como é dom de Deus, quem vai ao seu encontro procura ter um coração de gente humana que faz o bem, gente que ama, que perdoa, que consegue ter compaixão pelo próximo”, expressa o Monsenhor Nereudo Freire.

Silvia Farias, professora e devota de Nossa Senhora da Penha, comenta que sempre viu a procissão não só como uma manifestação de fé, mas também como uma manifestação cultural. Ela frequenta a Romaria desde 2002.

Para ela, a procissão reúne tanta gente, porque “a população mais carente busca a fé para [curar] suas dores, para [alcançar] os seus desejos. Você vê muita gente agradecendo pela cura de uma doença”. Ela também ressalta que a procissão inclui uma diversidade de pessoas, como diferentes classes sociais, gêneros e idades, sendo a maior parte pessoas mais pobres. “Eu espero o ano inteiro por essa caminhada”, conta a professora.

O evento religioso faz parte da tradicional Festa e Romaria de Nossa Senhora da Penha, que neste ano começou no último 16 de novembro, com diversas celebrações. 

De acordo com o Monsenhor Nereudo Freire, as pessoas vão para a Romaria “pedir a intercessão de Nossa Senhora, vão também pagar as suas promessas, fazer os seus pedidos, mas sobretudo confiar na Virgem Maria como intercessora e pedir a Deus que ele possa cada vez mais acompanhar seus filhos e filhas para que a vida tenha sentido”, afirma.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) montou uma operação de trânsito e transporte durante o percurso da Romaria e disponibilizou o percurso da procissão. Confira:


Operação da Semob-JP nesta Romaria da Penha 2024. / Divulgação/Semob-JP.

Segundo a assessoria da Arquidiocese da Paraíba, em texto publicado no site oficial, a Romaria da Penha "tem raízes profundas na história religiosa da Paraíba e é um evento que atravessa gerações. [...] Ao longo do percurso, a multidão de romeiros demonstra sua fé através de cânticos, orações e símbolos de gratidão à Virgem Maria, como objetos que representam graças alcançadas. É uma caminhada que une devoção pessoal e coletiva, reafirmando a força da fé popular."

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato Paraíba
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa